O mundo das finanças pode ser muito complexo, especialmente para quem está se aventurando nele agora.
Já que, muitos investimentos, como é o caso do ETF NASD11, podem soar muito atrativos, mas precisam ser devidamente orientados para que ofereçam um rendimento satisfatório e não coloquem o seu capital em risco. E é justamente para isso que serve uma corretora de investimentos.
Quer entender melhor o que é uma corretora, como ela funciona e se vale, realmente, a pena recorrer a ela para começar a investir com segurança? Então, leia esse artigo até o final e descubra tudo sobre esse assunto. Aproveite!
O que é uma corretora de investimentos?
As corretoras de investimentos operam como intermediárias entre investidores e mercados financeiros. Isto implica que ajudam os seus clientes a comprar e vender ativos financeiros em seu nome. Você deve primeiro abrir uma conta de investimento antes de começar a investir a partir dessas corretoras.
O mercado é muito amplo, contas individuais de corretagem e contas de aposentadoria, por exemplo, possuem seu próprio conjunto de restrições e vantagens.
Por isso, muitas corretoras oferecem análises de mercado, pesquisas, ferramentas de gráficos e recursos instrucionais para ajudar os investidores a fazer seleções acertadas. Com base em suas pesquisas, eles também podem oferecer sugestões financeiras.
O que ela faz?
A principal função de uma corretora é auxiliar na compra e venda de ativos financeiros, como ações, títulos, fundos mútuos, moedas estrangeiras e assim por diante. Suponha que você queira comprar ações de uma empresa na bolsa de valores; o corretor irá ajudá-lo a fazer isso.
Você pode acessar informações de ativos, como preços de ações, gráficos e notícias financeiras na plataforma de negociação online, site ou aplicativo da corretora. É possível realizar transações de compra e venda neste site.
Para começar a investir com uma corretora, primeiro você deve abrir uma conta com ela. É semelhante a uma conta bancária, porém é usada apenas para investimentos. O dinheiro será depositado nessa conta em específico e, posteriormente, será utilizado para comprar ativos financeiros.
Como funciona uma corretora de investimentos?
Uma corretora de investimentos é semelhante a uma empresa especializada em investimentos. Permite aos consumidores comprar e vender ativos financeiros, como ações, títulos, fundos mútuos e outros tipos de investimentos. Para começar, você deve abrir uma conta de corretagem, assim como faria com uma conta bancária.
Esta conta será apenas para investimento. Você faz um depósito nela e poderá escolher o que deseja comprar depois que sua conta estiver pronta e possuir dinheiro. Podem ser ações corporativas, que são pequenos pedaços de uma organização maior, ou títulos, que são empréstimos a governos ou empresas.
A corretora oferece uma plataforma de negociação semelhante a um site ou aplicativo. É onde você encontrará informações sobre os produtos que deseja comprar, como preços de ações, gráficos e notícias de empresas ou investimentos. É também onde você informa ao corretor suas intenções de compra ou venda.
Banco e corretora de investimentos: qual seria a melhor opção?
Escolher entre um banco e uma corretora de investimentos pode apresentar uma resposta variável, tendo em vista que é necessário avaliar as necessidades de cada cliente. Não existe uma determinação única para saber qual seria a melhor opção, pois ambas as escolhas podem apresentar tanto vantagens quanto desvantagens.
No banco, é possível ter:
- Facilidade de uso: para pessoas que já possuem uma conta bancária, os bancos são uma opção conveniente porque você pode administrar suas finanças e investimentos em um único local;
- Aconselhamento financeiro: alguns bancos contam com consultores financeiros que podem oferecer consultoria de investimento, embora este serviço possa estar confinado aos próprios produtos do banco;
- Segurança financeira: os depósitos bancários são frequentemente segurados pelo governo até um limite especificado, adicionando um grau extra de segurança.
Na corretora de investimentos, é possível ter:
- Acesso a investimentos específicos: as corretoras financeiras normalmente fornecem uma ampla gama de produtos financeiros, como ações, títulos, fundos mútuos e ETFs. Um corretor pode ser uma escolha melhor se você deseja investir especificamente nos mercados financeiros;
- Custos mais baixos: muitas corretoras cobram taxas de transação mais baratas do que os bancos, o que pode ser vantajoso para investidores que tentam economizar dinheiro;
- Maior quantidade de investimentos autodirigidos: se preferir fazer as suas próprias seleções de investimento e ter maior controlo sobre a sua carteira, uma corretora pode ser uma escolha melhor do que um banco, que pode oferecer menos possibilidades de investimento.
É seguro investir por meio de uma corretora?
É válido dizer que, na maioria dos casos, é seguro investir por meio de uma corretora de investimentos, desde que o cliente saiba escolher uma empresa confiável e regulamentada. Dessa forma, os riscos de perder dinheiro se tornarão bem menores.
Uma corretora de investimentos pode ser uma excelente escolha para aquelas pessoas que desejam uma assessoria assertiva para os seus investimentos. Por isso, estude sobre as empresas a serem contratadas e garanta uma maior lucratividade e segurança na sua aplicação!