O poeta Pablo Neruda nasceu no Chile, no ano de 1904. O jornal La Mañana recebeu e publicou o primeiro texto do poeta em 1917, um artigo intitulado “Entusiasmo e Perseverança”. Neruda foi diplomata e senador, além de poeta consagrado e morreu no ano de 1973 no Chile.
Pablo Neruda é o poeta mais conhecido no Chile, além de ser famoso mundialmente. A sua obra poética foi utilizada por ele não apenas para falar de amor, mas também para abordar questões políticas de grande interesse nacional.
No artigo de hoje, vamos conhecer mais de perto a vida e a obra deste grande poeta do século XX.
A vida do poeta Pablo Neruda
Pablo Neruda nasceu na cidade de Parral, Chile, em 1904 e foi batizado como Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto. Mas, passou a utilizar o nome Pablo Neruda para assinar seus poemas a partir do ano 1920.
Neruda cresceu em Temuco, para onde seu pai se mudou após o falecimento da sua mãe e estudou no Liceu Para Homens. Além disso, também estudou francês no Instituto Pedagógico da Universidade do Chile.
Ao longo da sua vida, o poeta viajou para muitos países diferentes, e atuou como cônsul de algumas nações na Europa. Contudo, sempre regressava ao Chile e em 1945 foi eleito como senador.
Por causa de perseguições políticas, teve sua prisão decretada pelo presidente chileno dois anos depois. Mas, conseguiu fugir e continuou a viajar por diferentes lugares, voltando ao Chile em 1952. Pois foi revogada sua ordem de prisão.
Sua carreira política foi tão ativa quanto a sua carreira poética. Em 1971, Neruda tornou-se embaixador do Chile. E, em 1973, o poeta faleceu na cidade de Santiago, alguns dias depois do golpe militar.
A obra do poeta Pablo Neruda
Durante sua carreira como poeta, Neruda trabalhou principalmente em cima de duas temáticas: o amor e a política. Seu primeiro texto foi publicado em 1917, intitulado “Entusiasmo e Perseverança” no jornal La Mañana.
Já o seu primeiro livro de poesia, Crepusculário, foi publicado no ano de 1923. Sempre muito ativo, publicou poemas em diversos periódicos de forma constante ao longo da vida. Além disso, escreveu muitos livros de poesia.
No ano de 1945, Pablo Neruda recebeu o Prêmio Nacional de Literatura. Já em 1955, tornou- se presidente da sociedade de escritores chilena. E recebeu da Universidade de Oxford o título de Doutor Honoris Causa, em 1965.
Além de tudo isso, recebeu várias condecorações e prêmios no Chile, e ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 1971.
Características de sua obra poética
O poeta Pablo Neruda integra a chamada geração 1920 da poesia e literatura chilena. Portanto, devido a isso e por particularidades suas como autor, a sua obra é marcada pelas seguintes características:
- Melancolia e saudosismo;
- Críticas sócio-políticas;
- Olhar introspectivo;
- Erotismo e temas amorosos;
- Assuntos e coisas cotidianas;
- Atribuição de grande valor à identidade e cultura latino-americana.
Concluindo
Vale lembrar que apesar da temática melancólica e de todas as reviravoltas pelas quais passam na vida, Pablo Neruda nunca empreendeu fuga da realidade em suas obras.
Pelo contrário, o poeta Pablo Neruda sempre manteve um olhar crítico e uma consciência profunda a respeito dos temas abordados. Mas, sem nunca fugir do real e do tangível.
Gostou desse artigo? Quer conhecer mais detalhes sobre a vida e obra desse poeta? Então, comente!