O Alerta Social. Qual direito você perdeu hoje? é uma iniciativa de ativistas, pesquisadores, especialistas, gestores, cidadãos e cidadãs preocupados com a ruptura no ciclo democrático e o retrocesso nas políticas sociais que se concretizam desde a tomada do governo brasileiro, de forma ilegítima, no dia 12 de maio de 2016. Este é um espaço de luta e resistência contra o golpe, que atinge os mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras, mas afeta principalmente os mais pobres, mais vulneráveis à perda de direitos sociais.

O desmonte do Estado que está em curso, com a extinção de ministérios e órgãos de fundamental importância, como os da Previdência Social e do Desenvolvimento Agrário e a Controladoria Geral da União, e o descaso com as políticas sociais resultam na retirada de conquistas reconhecidas no mundo todo. 

Não é possível assistir à perda de direitos e ao golpe à democracia e ao povo brasileiro sem reação. A sociedade precisa estar alerta e denunciar cada ato desse desgoverno ilegítimo. Este canal foi criado para contribuir nesse processo.

Alexandre Henrique Bezerra Pires

Ana Bock

Ana Fonseca

Antônio Barbosa

Augusto Ramos

Carmem Silva

Clara Sá

Cristina do Nascimento

Eduardo Fagnani

Elisabetta Recine

Emir Sader

Evilásio Salvador

Francisco Menezes

Gerson Penna

Jean Tible

João Mayawari Mehinaku

José Antônio Moroni

Jurema Werneck

Lídia Dias

Lúcia Xavier

Luciano Marçal

Maíra Martins

Luiz Cláudio Mandela

Naidison Quintela

Nathalie Beghin

Osvaldo Russo

Paul Singer

Paulo Petersen

Raul Pietricowsky Cardoso

Renato Malcher

Romi Márcia Bencke

Samuel Pinheiro Guimarães

Sérgio Haddad

Tereza Campello

Toni Reis

Valdevir Both

Welinton Pereira

Yvone Magalhães Duarte