Nesse post “Corretor de imóveis: O que faz e qual a importância desse profissional”, você vai entender o que esse profissional faz de importante, principalmente se você está procurando por apartamentos, casas, terrenos, seja para alugar ou para comprar.
Sendo assim, confira as principais informações sobre um corretor de imóveis e algumas dicas de como você pode se tornar um.
Corretor de imóveis: O que faz e qual a importância desse profissional
Sabemos no geral que um corretor de imóvel é o responsável por fazer a intermediação na negociação tanto da venda, como também da compra e locação do imóvel.
Sendo assim, podemos afirmar o que o corretor de imóveis é o profissional que deverá servir para dar o suporte necessário para o cliente, desde o começo da negociação até mesmo a sua conclusão.
Ele também cuida de maneira detalhada das burocracias que demandam todo o processo além também da parte jurídica.
Para que você possa entender melhor tudo sobre o que faz e a importância de um corretor de imóveis para a mediação de uma negociação, separamos algumas informações abaixo.
O que faz um corretor de imóveis?
Após obter a sua formação, assim como conseguir o registro no CRECI, esse profissional se torna habilitado a fazer a mediação de negociações tanto de venda, aluguel ou compra de imóveis.
As principais funções que um corretor de imóveis realiza no seu trabalho são:
- A avaliação dos imóveis que estão disponíveis no mercado imobiliário;
- Fazer a venda ou a locação de imóveis, sejam eles novos ou usados, podendo trabalhar tanto e imobiliárias ou também como profissionais autônomos;
- Fazer todo o controle das carteiras imobiliárias;
- Fazer a captação de imóveis que possuam a possibilidade de uma negociação, sempre buscando aqueles são mais adequados e de acordo com algumas necessidades específicas;
- Fazer a prestação de serviços como um avaliador dos imóveis;
- Trabalhar em conjunto com as construtoras;
- Fazer a averiguação e também providenciar as documentações imobiliárias;
- Iniciar a sua própria imobiliária;
- Fazer trabalhos como correspondentes imobiliários da Caixa Econômica Federal, oferecendo assim financiamentos que são feitos através dos programas da própria instituição;
- Fazer a administração de condomínios;
Além dessas atribuições, existem outras que o corretor imobiliário poderá fazer caso se torne especialista no seguimento, como por exemplo:
- Trabalhar focando em imóveis rurais;
- Trabalho de locação em imóveis comerciais;
- Fazer o lançamento de empreendimentos;
- Focar em construções para quem possui animais de estimação;
- Focar na locação de fazendas e outros imóveis do mesmo tipo;
Motivos para ser um corretor de imóveis
Agora que você entendeu quais são as funções de um corretor de imóveis e como eles podem ajudar na compra ou aluguel de um apartamento em Balneário Camboriú por exemplo, vamos apresentar alguns motivos para se tornar um corretor.
Podemos ressaltar que um dos principais motivos é o constante crescimento do mercado imobiliário, principalmente depois de 2020.
A maneira de enxergar o lar se modificou principalmente na pandemia onde as pessoas passaram mais tempo em casa, por isso, além do crescimento da procura, houve também a modificação das necessidades desses clientes.
Outro motivo muito pertinente é o fato de que você poderá trabalhar por conta própria sendo um corretor de imóveis, o que torna o setor bastante atrativo.
Mas vale ressaltar que, para que você possa optar por trabalhar em uma imobiliária ou por conta própria, é preciso compreender como funciona a dinâmica para ambos, uma vez que o fluxo de trabalho poderá ser bastante diferente.
Como você pode se tornar um corretor de imóveis?
A profissão é regulamentada e por isso ela exige uma formação específica para atuar nessa área.
Como a profissão está bastante em alta, muitas pessoas tem migrado bastante para o setor e alguns estudantes estão optando pela carreira.
Por mais que você já tenha um diploma em uma outra área, é preciso que você faça um curso específico para atuar no setor.
Caso você queira investir em um curso que já seja voltado para o setor imobiliário, é possível escolher três possibilidades, como por exemplo:
- Bacharelado em Ciências ou Negócios imobiliários;
- Superior em Tecnologia em Gestão Imobiliária;
- TTI (Curso Técnico em Transações Imobiliárias);
Como obter o registro no CRECI?
Depois de conhecer algumas possibilidades de se tornar um corretor de imóveis, é hora de entender como obter o registro no CRECI.
Após fazer a formação necessária, é preciso iniciar o processo de emissão do registro e apresentar as seguintes documentações no CRECI:
- RG, CPF, título de eleito e o comprovante da última votação, foto 3×4, comprovante de residência, conclusão do ensino médio, diploma de nível superior, certificado de Reservista para homens com até 45 anos, comprovante de pagamento de anuidade, emolumentos e a taxa que foi expedida pelo CRECI.
Essas são algumas informações importantes sobe o corretor de imóveis e sua função de mediador em negociações de imóveis.