Os profissionais jurídicos passam muito tempo pensando em marketing. Afinal de contas, é um dos aspectos mais importantes de seus negócios. A estratégia de marketing correta pode fazer ou quebrar uma prática jurídica, e há inúmeros nichos que poderiam ser preenchidos com um plano de marketing eficaz.
Também não é algo que os advogados em Jaraguá do Sul ou em outras localidades normalmente são incentivados a fazer, portanto, encontrar as estratégias corretas pode parecer como procurar uma agulha em um palheiro. Entretanto, o marketing não é tão assustador quanto parece; há muitos blogs e websites disponíveis com conselhos sobre como comercializar seu escritório de advocacia em Jaraguá do Sul por exemplo, de forma eficaz. Você só precisa saber onde procurar. Aqui está nossa lista das principais estratégias de marketing para profissionais do direito:
Criar um website de marca
Seu website é uma das ferramentas mais importantes em sua estratégia de marketing. Ele deve ser facilmente acessível, informativo e visualmente atraente para seus clientes. Ter um website de marca aumentará o número de leads que você recebe através de websites como o Google e aumentará sua reputação on-line. Se você optar por criar um website, certifique-se de que o conteúdo seja relevante aos serviços jurídicos e de que você tenha um layout fácil de navegar.
Você também pode incluir vários serviços jurídicos que estão disponíveis, assim como quaisquer acordos especiais ou descontos. Seu website também precisa ser móvel, o que significa que ele tem características responsivas que se ajustarão automaticamente ao tamanho da tela de um dispositivo móvel. Dependendo do dispositivo que você estiver visando, também pode ser necessário otimizar para os tablets. Você também pode incluir o logotipo de sua empresa, seu endereço e informações de contato no cabeçalho e rodapé de seu website.
Escrever artigos no blog
Um blog é uma excelente maneira de escrever artigos sobre quaisquer tópicos legais que sejam relevantes para seu público-alvo. Você também pode incluir alguns artigos do tipo tutorial que se concentram em diferentes aspectos de sua prática.
Certifique-se de que os artigos de seu blog sejam extremamente relevantes e úteis para seus leitores. Isto aumentará sua reputação on-line e fará com que você pareça uma autoridade em sua área. Junto com seu blog, você deve ter um ou mais canais adicionais através dos quais você publica artigos. Você pode usar Medium, um site de blogs que também está disponível através de um aplicativo móvel, ou outro site.
Use SEO (Search Engine Optimization)
Search Engine Optimization, ou SEO, é o processo de aumentar organicamente a classificação de seu site em resultados de busca. O SEO de um website determina onde ele aparece nos resultados orgânicos, o que pode ser muito impactante para o seu negócio. Há uma variedade de fatores que você pode otimizar para SEO. Estes incluem os seguintes:
– Certifique-se de que a URL de seu site seja única e que não seja muito longa.
– Certifique-se de que seu título seja descritivo, mas não muito longo.
– Certifique-se de que sua URL contenha palavras-chave relevantes que façam o link para seu website.
– Certifique-se de que o código do seu website esteja otimizado e dividido em partes menores. Isto o torna mais legível, o que é importante para SEO.
– Assegure-se de que a imagem de seu website também seja otimizada. Isto pode ser feito através de um programa de edição de imagem.
– Certifique-se de que o conteúdo de seu website também seja compatível com SEO. Você pode fazer isso evitando frases repetitivas, escrevendo em um formato fácil de ler e evitando o uso excessivo de jargões legais.
Acolher eventos relevantes
Uma ótima maneira de divulgar sua marca é organizando eventos e seminários para escritórios de advocacia. Você também pode montar um podcast informativo ou webinar que apresenta informações e conselhos de outros líderes do setor. Muitos de seus potenciais clientes estarão presentes nesses eventos, portanto, certifique-se de que você esteja presente. Você também pode organizar encontros ou eventos comunitários que sejam relevantes para sua prática.
Conectar-se com influenciadores e blogueiros
Uma das melhores maneiras de expandir o alcance de sua marca é estabelecer um relacionamento com influenciadores e blogueiros em seu nicho. Essas pessoas podem ajudá-lo a promover seu negócio criando conteúdo que mencione sua empresa. Além de criar conteúdo que promova seus serviços, você também deve se conectar com os influenciadores como um meio de expandir sua rede. Isto pode ajudá-lo a conhecer outros líderes do setor, assim como clientes potenciais e novos parceiros comerciais.
Utilizar o marketing de mídia social
O marketing de mídia social é uma das formas mais comuns e eficazes de comercializar seu escritório de advocacia. Com a estratégia correta, você pode alcançar uma tonelada de novas pessoas, tanto presencialmente como on-line. Certifique-se de seguir as diretrizes para cada plataforma, faça uma curadoria cuidadosa de seus postos e certifique-se de postar freqüentemente. Você também pode usar ferramentas de agendamento como Hootsuite ou Buffer para gerenciar suas postagens nas mídias sociais.
Utilize um boletim informativo por e-mail
O e-mail marketing é uma ótima maneira de direcionar tráfego para seu website e de construir um relacionamento com seus clientes em potencial. Ele também pode ser usado para enviar às pessoas informações sobre seus serviços de advogado, assim como outros materiais de marketing. Você pode criar uma newsletter por e-mail que seja relevante para seu público-alvo e fácil de navegar. Você também pode segmentar seu boletim por tópicos e localizações geográficas.
Utilizar campanhas publicitárias
Quando se trata de campanhas publicitárias, não se quer exagerar. A chave para a publicidade é encontrar a estratégia certa que funcione para o seu orçamento. Você pode tentar diferentes anúncios e diferentes estratégias para ver o que funciona melhor para o seu negócio. Também é importante observar que você precisa estar atento aonde está colocando seus anúncios. Os anúncios certos serão colocados em websites relevantes, bem como em plataformas de mídia social.
Conduzir pesquisa de mercado para descobrir onde seu público-alvo está localizado
Provavelmente a estratégia de marketing mais importante para os profissionais do direito é conduzir uma pesquisa de mercado para determinar onde seu público-alvo está localizado. Isto lhe permitirá criar a melhor estratégia de marketing possível e atingir seu público da maneira mais eficaz possível.
Se você quer obter os melhores resultados de sua estratégia de marketing, você precisa compreender seu público. A partir daí, você pode criar a estratégia de marketing que mais ressoará com seus clientes. Há tantas estratégias de marketing para profissionais do direito.
Pode ser avassalador escolher quais deles trabalham para sua prática. Certifique-se de manter a mente aberta e tente novas estratégias até encontrar as certas para o seu negócio.