Quer a dor nas costas seja variável ou constante, pode dificultar a sua concentração no trabalho. Infelizmente, muitas profissões podem exigir muito das costas. Mesmo o trabalho de escritório diário pode causar dor nas costas ou piorá-la. Por isso, é fundamental saber como evitar problemas de coluna ao trabalhar.
Dor nas costas e fatores de estilo de vida
Em primeiro lugar, em caso de dores, é fundamental procurar um ortopedista especialista em coluna unimed. Dessa forma, esse profissional poderá lhe passar o diagnóstico e tratamento correto.
É claro que fatores como envelhecimento, obesidade e mau estado físico também podem contribuir para a dor nas costas. Embora você não possa controlar sua idade, você pode se concentrar em manter um peso saudável, o que minimiza a pressão nas costas.
Comece por ter uma alimentação saudável. Certifique-se de consumir cálcio e vitamina D suficientes. De fato, esses dois nutrientes juntos fazem com que a osteoporose se mantenha longe. A osteoporose é responsável por muitas das fraturas ósseas que causam dor nas costas.
Além disso, é importante que você pratique exercícios de alongamento, como natação e caminhada. De fato, isso possibilita que seus músculos das costas sejam esticados e treinados.
Além disso, é importante manter uma rotina que favoreça o equilíbrio e evite que você caia e ocorram lesões.
Para a maioria dos adultos saudáveis, é recomendado pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica intensa (de preferência distribuídos ao longo da semana) e exercícios de fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana.
Se você fuma, pare. De fato, fumar reduz o fluxo sanguíneo para a parte inferior da coluna vertebral, o que pode contribuir para a degeneração dos discos intervertebrais e a lenta cura das lesões nas costas. A tosse associada ao tabaco também pode causar dor nas costas.
Como evitar problemas de coluna ao trabalhar?
Além disso, você pode tomar medidas para evitar e prevenir dores nas costas e lesões no trabalho. Por exemplo:
Preste atenção à postura
Quando estiver de pé, equilibre o peso de forma equitativa nos pés. Não se curve.
Para promover uma boa postura ao se sentar, escolha uma cadeira de escritório confortável para coluna.
Ajuste a altura da sua cadeira para que os pés descansem planos no chão ou sobre um apoio para os pés e as suas coxas estejam paralelas ao chão.
Além disso, retire a carteira ou o celular do bolso traseiro quando estiver sentado para não exercer mais pressão nos glúteos ou na parte inferior das costas.
Levante o peso de forma adequada
Se você costuma levantar muito peso durante seu horário de trabalho, é fundamental que você faça isso da maneira correta, sem forçar o seu corpo a nada.
De fato, é importante se abaixar corretamente ao pegar o peso e distribuir todo o peso do seu corpo e do objeto por todo o corpo.
Além disso, se você ver que um objeto é pesado demais, você deve pedir ajuda a alguém.
Modifique as tarefas repetitivas
É importante que você nunca fique praticando o mesmo movimento por muito tempo. Isso porque, seu corpo pode se acostumar com isso, e ter sérios problemas a longo prazo.
Por exemplo, se você trabalha sentado, uma coisa que você pode fazer é se levantar de vez em quando para dar uma volta.
Além disso, você pode fazer alguns exercícios de alongamento para que seu corpo volte a trabalhar da maneira adequada.
Ouça o seu corpo
Se você deve ficar sentado por um longo período, mude de posição com frequência. Caminhe às vezes e estique os músculos suavemente para aliviar a tensão.