A princípio, a Identidade visual médico é uma forma muito eficaz de criar uma ligação entre os conceitos praticados na sua clínica e os seus pacientes. Aspectos relacionados a qualificação do profissional e os procedimentos adotados, por exemplo, podem ser transmitidos através dessa prática.
Dessa forma, nesse texto falaremos sobre o que é Identidade visual médico e qual a sua importância para o desenvolvimento do seu consultório.
O que é uma identidade visual médico?
A identidade visual médico nada mais é do que um conjunto de componentes que serão utilizados no material de comunicação da sua clínica. No âmbito da saúde, essa ferramenta pode ser usada tanto por médicos quanto em consultórios e hospitais.
Por fim, a identidade visual é formada por uma série de peças, passando pelas fotografias, cores, imagens, logotipo e etc, constituindo assim um agrupamento de elementos capazes de transmitir os valores da empresa e ainda atrair a atenção do seu público.
Porque a identidade visual médico é tão importante?
A identidade visual médico traz consigo uma série de benefícios que nos ajudarão a entender sua importância no marketing da sua clínica. Vamos a eles:
Enaltecimento do profissional
Ao investir em comunicação visual, o profissional não apenas valoriza a si próprio, mas também os serviços prestados aos seus clientes. Isso porque a criação de um logotipo ou a distribuição de materiais personalizados transmitem uma sensação de unicidade para o público e o fortalecimento do branding.
Para que fique ainda mais claro a relevância da identidade visual médico, imagine que você esteja procurando por algum tipo de serviço. Um advogado, talvez. Na hora de fazer a sua escolha, quem você iria preferir? Aquele que se importa com a parte visual na hora de se comunicar com seus clientes, ou aquele que não vê motivos para se atentar a esses detalhes?
Facilidade na hora de memorizar
Alguns componentes da sua identidade visual passarão a ser inseridos em todas as formas de comunicação adotadas pela sua clínica – site, cartões de visita, redes sociais, entre outros.
O conceito por trás desta estratégia está ligado aos efeitos gerados pela repetição, ou seja, quanto mais você expõe seu público a determinadas imagens e padrões, mais rápido eles estarão habituados a sua marca e a relevância dos seus serviços.
Consultório com mais credibilidade
Investir em uma identidade visual médico faz com que sua clínica desenvolva um senso de unicidade, fazendo com que ela se destaque das demais. Isso desperta o interesse do seu público, aumentando ainda mais a credibilidade do seu negócio – tanto no presencial, quanto no digital.
Além disso, as campanhas de marketing apresentam resultados melhores quando trabalhadas em conjunto com identidade visual, impactando diretamente no crescimento do número de agendamento de consultas.
O que você precisa ter em mente ao criar a sua identidade visual?
Escolha adequada das cores
De antemão, saiba que o setor de medicina proíbe o uso de determinadas cores ao criar uma identidade visual. Por outro lado, certos tons são bastante recomendados e precisam ser levados em consideração.
Em suma, a combinação correta de palavras, cores e formas serão determinantes para que seus pacientes se lembrem dos seus serviços (memória visual). Leve em conta que a sua marca profissional precisa refletir o que de mais importante existe na medicina, sempre exaltando seus valores e princípios.
Simplicidade
Todos os componentes da sua identidade visual precisam ser simples e objetivos. Do contrário, materiais com muita informação dificultam a assimilação por parte dos seus pacientes.
Mas, mesmo que a intenção seja produzir algo de fácil entendimento, lembre-se que a sua identidade visual médica precisa endossar a qualidade dos serviços prestados pela sua clínica. Um logotipo bem lapidado pode durar anos sem necessitar de alterações.
Veja outros pontos que também merecem atenção
- Defina os elementos mais importantes para serem usados na sua identidade visual. É recomendado considerar seu próprio campo de atuação na hora de realizar essa parte do processo.
- Traduza sua personalidade profissional através de cores que tenham relação com os serviços prestados na sua clínica. Porém, conforme falado anteriormente, fique atento às cores “proibidas” pelo conselho de medicina.
- Por fim, a tipografia, responsável por aspectos fundamentais da identidade visual, como por exemplo a escrita, design, formato da letra, entre outros.
Conclusão
Conforme vimos no texto, aderir a uma identidade visual capaz de transmitir as ideias e os conceitos seguidos pelo seu consultório, pode fortalecer a conexão com seu público e gerar vantagem competitiva. Entretanto, caso tenha dúvidas sobre como prosseguir com a criação identidade visual, contatar uma Agência de Marketing Médico pode ser uma excelente ideia.