Para quem usa o Instagram, colocar a voz do Google no Reels foi algo bem aceito. Muito popular na plataforma, o recurso “Texto Falado” soletra frases usando o tom de voz do Google Assistente. Além disso, outro modo de usar a voz do Google é gravar uma frase falada no Google Tradutor, gravar a tela do smartphone, seja ele Android ou iPhone (iOS) e usar o conteúdo na edição do vídeo.
A partir daí, a publicação estará pronta para ser colocada no Reels. Nas próximas linhas, veja como colocar a voz do Google no Reels do Instagram.
Como pôr a voz do Google no Reels
A seguir, veja como colocar a voz do Google no Reels do Instagram:
- Abra o app do Instagram;
- Clique no botão “mais” (+), na parte superior direita e escolha a opção “Vídeo do Reels”;
- Escolha algum arquivo da galeria ou grave seu vídeo;
- Clique em “Avançar”;
- Clique na ferramenta de texto (“Aa”) e digite o texto que será lido pela voz do Google. Após finalizar seu texto, toque em “Concluir”, na parte superior direita;
- Acima da opção “Editar Clipes”, toque no topo do texto, na parte inferior esquerda;
- Escolha a opção “Texto Falado” e selecione alguma das vozes disponíveis;
- Clique em “Concluir” e compartilhe o seu vídeo no Reels.
Observação: sempre que você digitar o texto, escreva as palavras por extenso e não use abreviações. Dessa forma, a voz do Google lerá o texto de modo perfeito, sem erros de pronúncia.
Como inserir a voz do Google Tradutor no Reels
Além do recurso mostrado anteriormente, existe outro modo de colocar a voz do Google no Reels. Para isso, basta gravar a tela do smartphone usando o Google Tradutor. Para entrar nessa plataforma de tradução, você pode acessá-la pelo computador ou baixar o app em seu smartphone.
Logo depois, será preciso baixar algum app para extrair o áudio e inseri-lo no Reels. Um bom aplicativo para este trabalho é o CapCut, disponível para celulares e computadores. Além disso, o InShot também permite que um áudio seja extraído de um vídeo. Vale lembrar que, antes de publicar algum arquivo no Reels, é necessário salvá-lo no smartphone.
A seguir, saiba como colocar a voz do Google no Reels por meio do Google Tradutor:
- Entre no site do Google Tradutor;
- Digite o texto que será usado pela voz do Google;
- Inicie a gravação da tela do celular;
- Clique no ícone de som para ouvir seu texto em fala. Quando a fala terminar, pare de gravar a tela;
- Entre no CapCut e vá em “Novo projeto”;
- Escolha o vídeo gravado do Google Tradutor;
- Clique em cima do vídeo e, após ver o menu inferior, toque em “Extrair áudio”;
- Finalize a edição e, na parte inferior direita, toque no botão “Compartilhar”. A partir daí, seu vídeo estará salvo na galeria do smartphone;
- Após finalizar os passos mostrados anteriormente, seu vídeo estará pronto. A partir daí, basta publicá-lo no Reels do Instagram.
Vale lembrar que, além do Instagram, também é possível colocar a voz do Google no TikTok. Aliás, você pode pegar um vídeo do TikTok que tenha a voz do Google, salvá-lo em seu aparelho e postá-lo no Instagram Reels. No entanto, antes de postar o vídeo em seu Instagram, procure remover a marca d’água do TikTok. Dessa forma, ninguém irá saber que o vídeo postado é da plataforma concorrente.
Voz do Google e algoritmo do Instagram
Para quem usa o Instagram como ferramenta de trabalho, a voz do Google pode ser uma grande aliada. Afinal de contas, colocar essa voz em um vídeo do Reels pode valorizá-lo muito, pois o algoritmo tende a mostrá-lo para mais pessoas.
O algoritmo do Instagram é um robô que mostra os novos conteúdos para os usuários da plataforma. No entanto, para que um post seja mostrado pelo robô, ele deve atender alguns critérios.
Geralmente, o robô mostra as publicações de acordo com o nível de engajamento do público. Por exemplo, se um post sobre a Copa do Mundo receber muitas curtidas no Instagram, é bem provável que o algoritmo mostre o perfil do post para mais pessoas. Assim, aquela página terá mais valor na plataforma, pois terá mais curtidas e seguidores.
Ou seja, quanto mais interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) um determinado post conseguir, maior a chance do algoritmo mostrá-lo para mais pessoas. É justamente nesse ponto que entra a voz do Google.
A importância da voz do Google no Reels
Ao colocar a voz do Google no Reels, seu post terá mais atenção do público. Dessa forma, o algoritmo entenderá que seu conteúdo é interessante e fará questão de levá-lo para mais pessoas. Assim, sua página ganhará mais visualizações, curtidas e seguidores. Quanto maior o aumento dessas métricas, maior o valor de seu perfil no Instagram.
É importante lembrar que, o Instagram personaliza os conteúdos que cada usuário recebe. Por exemplo, se uma pessoa curte vários posts sobre futebol, seu feed receberá mais conteúdos sobre o tema.
Por isso, se você pretende ganhar visualizações no Instagram, procure segmentar seu público. Lembre-se que, ao fidelizar um público de um nicho específico, fica mais fácil ganhar interações, pois o algoritmo verá que seus seguidores são fiéis ao seu conteúdo.
Apesar de ter um bilhão de perfis, o Instagram é uma rede social segmentada. Por isso, para crescer na plataforma, é preciso atender a públicos específicos, pois é assim que o algoritmo mostra seus novos conteúdos. Portanto, jamais faça posts tentando agradar a vários nichos ao mesmo tempo, pois isso é a fórmula do fracasso.
É importante criar uma persona
Se você pretende ganhar dinheiro no Instagram, além de entender o algoritmo e utilizar a voz do Google, é preciso criar uma persona. Basicamente, a persona é uma espécie de personagem que simboliza o seu cliente ideal.
Para criar uma persona, é necessário estudar os comportamentos de seus clientes e conhecer suas raízes demográficas. Além disso, é preciso entender melhor suas dores, preocupações, histórias pessoais e motivações. Quando o criador de conteúdo define sua persona, ele consegue direcionar suas estratégias de marketing digital.
Se você tem uma persona bem definida, fica mais fácil criar seus posts e agradar quem te segue. Inclusive, ao estudar sua persona, você consegue saber quais recursos do Instagram agradam mais aos seguidores.
Por exemplo, nem todo perfil do Instagram deve usar a voz do Google. Afinal, dependendo do tipo de público, talvez o adm da página deva narrar o vídeo com sua própria voz. Ademais, existem casos onde o público prefere ler um texto na tela do vídeo ao invés de ouvir alguma voz. Exemplos assim apenas reforçam a importância da persona, pois mostram ao criador de conteúdo o que fazer em seus posts.
Fique atento aos comentários de seu Reels
Como foi explicado anteriormente, o algoritmo observa muito as interações dos perfis. Por isso, ao colocar a voz no Google no Reels, sempre observe os comentários da publicação. Dessa forma, você entenderá se o público realmente gostou daquele post.
Quanto mais você verificar os comentários de seus posts, maior a chance de melhorar o seu trabalho. Afinal, será possível identificar seus erros e saber o que realmente agradou seu público. Assim, seus posts terão mais qualidade e ganharão mais engajamento, o que fará sua página crescer no Instagram.