Sabe aquela fatia de público mais jovem, já saída da infância e que inunda redes sociais e internet a quatro falando do quanto adora isso ou aquilo? Obviamente, muitas séries dos últimos anos têm agradado essa faixa da audiência, o que faz com que canais e streamings mirem cada vez mais em produtos com apelo a adolescentes, não importando o gênero envolvido. Aliás, para uma série fazer sucesso entre a gurizada, ela nem precisa ter adolescentes como protagonistas, bastando que o tema seja atraente.
Abaixo, separamos alguns exemplos de séries que pegaram o público mais novo de jeito. Não necessariamente são coisas totalmente destinadas a adolescentes, já que algumas delas conseguem atingir uma gama mais ampla de espectadores, mas o importante é que, de forma intencional ou não, agradaram a turma que ainda está se descobrindo como público de qualquer coisa.
1 – The Vampire Diaries
The Vampire Diaries Season 1 Trailer
Na onda de Robert Pattinson como galã de Crepúsculo, Vampire Diaries chegou à TV somente um ano depois do primeiro filme estrear. As ideias são absurdamente próximas, pois há um triângulo amoroso entre uma moça e dois irmãos que são (adivinhe..) vampiros, em uma cidade de nome exótico, Mystic Falls. Evidentemente, explora bastante a beleza dos atores principais.
Conheça:
Não existe a menor dúvida que é uma forma de lucrar com o sucesso alheio, além de direcionado para um tipo específico de adolescente. De qualquer forma, como produto, atingiu seu público e deu mais romance vampírico para quem queria mais ou havia enjoado de Edward e Bella.
2 – La Casa de Papel
La Casa de Papel | Trailer oficial | Netflix Brasil
Com uma base de fãs muito fiel, a espanhola La Casa de Papel virou um fenômeno, onde pessoas, principalmente a molecada, com camisetas da série eram vistas por todos os lados. Até quem não viu sabe do que se trata, um grupo de ladrões que elabora um esquema requintado para realizar o maior roubo de todos os tempos na Espanha. Parece material apenas para uma minissérie, não?
Surpreendentemente, foram cinco temporadas expandindo essa premissa simples, apoiada dentro dos detalhes da preparação do grupo. Como já observado, gostem ou não, é um fenômeno.
3 – Cobra Kai
Official Cobra Kai Trailer – The Karate Kid saga continues
Não faltam exemplos de séries que começaram em uma plataforma e acabaram migrando para outra. Cobra Kai, que retomou o universo de Karate Kid, começou no Youtube Red e teve ali duas temporadas. Foi para a Netflix e explodiu em popularidade, graças a um roteiro que desenvolve melhor personagens que vimos nos filmes e apresenta um novo elenco para atingir o público mais novo.
Eis um caso de apelo multigeracional. Pais curtem porque acompanharam a franquia no cinema, tendo o prazer da nostalgia junto com os filhos, que podem se conectar com os novos integrantes da trama. Uma ideia que pode ter parecido estranha quando apresentada, mas seu sucesso mostra que foi certeira.
4 – Pretty Little Liars
Pretty Little Liars | Trailer Oficial | HBO Max
Uma receita de sucesso entre adolescentes: clima de mistério se arrastando por várias temporadas, que agrada ainda mais se tiver personagens jovens. Pois bem, temos esse caso aqui, onde um grupo de amigas volta a se encontrar um ano depois que uma delas sumiu inexplicavelmente. O fio da narrativa se completa com cartas anônimas que elas recebem, ameaçando tornar públicos segredos íntimos de cada uma.
O suspense ganha mais força, ao ser constatado que somente a desaparecida poderia saber de detalhes descritos nas cartas. A desconfiança gera discórdia entre o grupo, enquanto precisam descobrir o que realmente acontece ali, em uma trama que se estendeu por sete anos.
5 – Glee: Em Busca da Fama
GLEE – Full Performance of ”Thriller/Heads Will Roll” from ”The Sue Sylvester Shuffle”
É um caso atípico, pois a fórmula está longe de parecer uma ideia vencedora. O motivo é que o gênero musical não tem tantos fãs hoje em dia, mas os criadores de Glee acreditaram no projeto. Simplesmente, mostra um grupo de estudantes que ressuscita um velho clube escolar, que se chama Glee, e isso se torna um respiro para as vidas que levam. Um conceito simples, mas que ganha força nas performances musicais.
Alguém pensou em High School Musical? Ok, existe a semelhança, mas aqui temos uma série com elenco mais velho, o que cria apelo entre o público adolescente por não se parecer com um produto infantil.
6 – Stranger Things
Stranger Things – Trailer 2 – Netflix [HD]
Um verdadeiro hit de audiência da Netflix, que tem muito do seu sucesso calcado em uma fórmula que encontramos no já citado Cobra Kai. Quem cresceu nos anos 80 encontra inúmeras referências reconhecíveis entre filmes e músicas, mas o público mais novo se espelha no elenco jovem da série, que esbanja carisma em aventuras fantásticas de tirar o fôlego.
Uma lição que fica ao analisar Stranger Things. Tramas de companheirismo adolescente, que jorraram no cinema dos anos 80, parecem nunca sair de moda. Pelo menos aqui, provam que conseguem sustentar boa parte de uma série.
7 – Todo Mundo Odeia o Chris
Everybody Hates Chris | Meet the Family | CW Seed
Chris Rock usou sua própria vida como base para esta sitcom que, ao contrário do título, todo mundo gosta. A infância e adolescência do garoto, um azarado crônico, mostra agruras comuns a vários adolescentes, o que talvez explique parte de seu sucesso. O elenco ajuda bastante, é claro, e a série ainda gera vários memes e pessoas repetem vários bordões dela até hoje, anos depois de seu término.
Tem nostalgia oitentista para os mais velhos? Claro que tem, mas existe um fator de identificação muito forte que independe da idade, além de contar com um humor bastante afiado. Certamente, vai manter essa popularidade por muitos anos.
8 – Sobrenatural
Sobrenatural – Trailer Oficial
Caçadores de monstros que herdaram esse ofício de seu pai. Os dois irmãos protagonistas em Sobrenatural tiveram que lidar com todos os tipos possíveis de criaturas sobrenaturais e entidades estranhas, dentro de uma trajetória que durou quinze temporadas, o que dá uma medida bastante clara de seu sucesso. Aventura com toques de terror é sempre uma receita interessante para cativar adolescentes, algo que se provou novamente aqui.
Mais um caso de série encerrada que se mantém viva graças a reprises, além do barulho entre uma faixa de público específica. Sorte de quem descobriu há pouco, pois tem muitos e muitos episódios para aproveitar e se divertir.
9 – The Originals
The Originals Season 1 Trailer
Em uma indústria cultural que faz de tudo para lucrar ao máximo com alguma propriedade intelectual vencedora, spin offs são um bom negócio. Quase nunca esses derivados vão tão longe quanto a original, mas cumprem sua função. The Originals veio do mesmo universo que The Vampire Diaries, acompanhando os problemas familiares de uma família de sugadores de sangue ancestrais.
Óbvio que quem acompanhou a primeira acabou vendo essa também, em um total de seis temporadas. Esse tempo de produção mostra que foi um sucesso, encantando garotos e garotas fanáticos pelo tema.
10 – Um Maluco no Pedaço
Fresh Prince of Bel Air Theme Song (HQ)
Até hoje no coração de quem a acompanhou nos anos 90, a série marcou uma transição na carreira de Will Smith, da música para a TV, antes do estrelato nas telonas. A história do sobrinho pobre no ambiente dos tios e primos ricos rendeu muitas piadas, com ocasionais momentos mais dramáticos, em cima de um humor simples que não perde a força. As constantes reprises e carinho do público provam isso.
A fórmula de Um Maluco no Pedaço é um clássico do humor. Além do choque de ambientes, o personagem jovem e anárquico é um tiro certeiro para cair nas graças de adolescentes, que se projetam nele em vários momentos.
11 – Flash
The Flash | Extended Trailer | The CW
Super-heróis estão arrebentando nos cinemas e na TV há mais de uma década. Logo, um deles teria que figurar nesta lista, em uma série da DC que já vinha fazendo sucesso antes da Marvel investir no filão. Flash veio de um universo compartilhado com Arrow, ganhando mais popularidade que o anterior, onde o velocista escarlate se envolve em tramas de natureza mais fantástica. Acabou que gerou sua própria legião de fãs.
Aproveitando a rica mitologia dos quadrinhos, Flash aproveitou muitas premissas que já estavam prontas e só precisavam de adaptação. Além disso, abria o espaço para apresentar muitos outros personagens do catálogo da DC.