Planejar as compras, escolher opções de longa validade e armazenar corretamente os itens são alguns dos cuidados essenciais
A alimentação é uma parte essencial do nosso dia a dia, tanto para a saúde quanto para a sociabilidade. Os hábitos alimentares, no entanto, podem variar muito de pessoa para pessoa. Há quem prefira comer em casa do que na rua, quem use apenas alimentos saudáveis no lugar dos industrializados, quem prefira cozinhar na hora e quem opte pelas marmitas. Não existe regra.
Independentemente dos hábitos individuais, é essencial manter a organização e o planejamento para ter uma despensa e uma geladeira sempre completas e equilibradas. Para isso, você pode seguir algumas dicas básicas e adaptá-las de acordo com a sua rotina e seus gostos pessoais!
Comece planejando as compras
O primeiro passo para ter uma despensa completa e equilibrada é planejar as idas ao mercado. A organização irá te ajudar a ter uma visibilidade maior das necessidades, a definir as quantidades e até mesmo a frequência com que você precisa fazer suas compras.
Esse planejamento varia de acordo com diversos fatores: número de refeições consumidas por dia, quantidade de moradores na casa, restrições alimentares, hábitos de fazer “lanchinhos extras” e por aí vai.
A dica é colocar todas as características da sua alimentação na ponta do lápis. Assim, você irá entender qual a quantidade de comida necessária, quais são os alimentos mais consumidos e como você pode se organizar para ir ao mercado de forma assertiva.
Escolha opções saudáveis
Ter uma alimentação mais saudável e equilibrada é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, fica difícil colocar esse hábito em prática se você não tem os ingredientes necessários na despensa ou se possui muitos alimentos industrializados.
No dia a dia, a praticidade pode falar mais alto, fazendo com que você recorra a opções não tão legais. Por isso, a dica é pensar nisso ainda durante a ida ao mercado. Foque na compra de alimentos não perecíveis, como grãos, legumes congelados e conservas.
Quanto aos snacks, você pode comprar opções mais saudáveis ou fazer os próprios lanches em casa. O ideal é não adotar grandes restrições, mas sim atingir o equilíbrio, fazendo majoritariamente refeições saudáveis.
Armazene corretamente
Depois de definir quais itens serão comprados, as quantidades e ir até o mercado, chega a hora de armazenar os alimentos. Essa etapa é muitas vezes subestimada, mesmo que afete diretamente o seu objetivo de ter uma despensa completa e o mais saudável possível.
O ideal é que você armazene os alimentos por categoria e siga sempre as instruções do fabricante. O que precisa ser mantido refrigerado, por exemplo, deve ser colocado na geladeira o quanto antes!
Já os itens que ficarão na despensa podem ser alocados de acordo com a sua “categoria”. Grãos ficam com grãos, enlatados com enlatados e massas com massas. Essa distribuição te ajudará a ter uma visibilidade melhor, fazendo com que você entenda quando um item está próximo de acabar.
Tenha cuidado com a validade
Por último, mas não menos importante, fique de olho na validade dos alimentos! O planejamento de compras e o armazenamento correto ajudam a evitar o desperdício, mas nada disso será efetivo se você não verificar essa informação do fabricante.
A primeira verificação deve ser feita ainda no mercado, garantindo que você não levará para casa nenhum item que esteja perto de vencer. Além disso, é recomendado fazer verificações frequentes, dando preferência ao consumo daquilo que está mais próximo de vencer. Os produtos não perecíveis também são aliados nessa etapa, considerando os longos prazos de validade.
Unindo esses cuidados aos que foram apresentados anteriormente, você terá uma despensa completa, organizada, equilibrada e sem desperdícios, facilitando a adoção de uma alimentação mais saudável.