Afinal, como ser um bom filho e ter um relacionamento saudável com os pais? Neste post, você vai ver que não é muito complicado compreender o mundo de seus pais em poucos passos.
Quando você é reconhecido como um bom filho, as coisas costumam ficar bem mais fáceis depois.
Como ser um bom filho?
A seguir, veja como ser um bom filho com algumas dicas fundamentais.
1. Reconheça as próprias responsabilidades
Fica fácil falar que um bom filho é obediente e sabe escutar os responsáveis, mas, embora isso seja verdade, o mais importante é que o filho aprenda a aceitar a responsabilidade pelas próprias obrigações.
Como uma pessoa que sempre se esforça para dar o seu melhor, será preciso que você aceite que tem determinadas obrigações, e que necessita realizar tais coisas para favorecer outras pessoas ou a si mesmo.
- A intenção de ser um bom filho não é para simplesmente diminuir o sofrimento dos responsáveis (apesar de ser uma iniciativa bem-vinda) – os bons filhos aprendem qualidades que irão torná-los “bons adultos”, isto é, em pessoas contentes e bem-sucedidas;
- Por exemplo, você deveria reconhecer suas responsabilidades pela lição de casa e pelos afazeres domésticos, sem queixar-se e sem precisar ser lembrado frequentemente – isso vai fazer com que você se torne um adulto mais independente, motivado e bem-sucedido em sua vida profissional e pessoal.
2. Controle as emoções
Todas as pessoas têm seu momento de bravura, frustração ou estresse de vez em quando; e ninguém consegue evitar tais sentimentos, nem deveria tentar, visto que isso não é considerado uma repressão saudável.
Por isso, se esforce para reconhecer e lidar melhor com suas próprias emoções.
- Saber como controlar a raiva é uma das lições mais importantes em nosso momento de aprendizado – quando a raiva começar a tomar conta da sua mente, será possível controlá-la e se tranquilizar se aderir passos tão simples quanto contar até dez e respirar fundo, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Desta maneira, você conseguirá repensar com mais clareza sobre a razão da sua raiva, e sobre como conseguirá ter controle desse sentimento quando acontecer novamente;
- No entanto, a raiva desequilibrada nem sempre é causada pelo mau comportamento, visto que é possível que as pessoas reajam desta forma quando estão tristes, chateadas e solitárias. Pode ser que você passe por situações como esta por estar sofrendo bullying na escola, se foi rejeitado por um colega de sala ou excluído de uma tarefa em grupo. Dialogue com um adulto de sua confiança quando estiver chateado – é possível melhorar o relacionamento com seus responsáveis se dialogar com eles sobre tais sentimentos.
Ademais, não fique envergonhado caso for preciso buscar a ajuda de um terapeuta ou qualquer outro profissional.
3. Seja honesto e confiável
Provavelmente você já tenha escutado alguma pessoa falar que “bons meninos não contam mentiras”, e esse ditado costuma ser verdadeiro – o mais importante é pensar que ser honesto é um fator essencial para a construção de relações baseadas na confiança mútua, e que isso vai ser bom para você em todas as fases da sua vida.
- Relações saudáveis demandam vínculos de confiança que, por sua vez, são baseados em honestidade recíproca. Pode ser que você tenha vontade de mentir para seus pais para evitar um xingo ou para não magoá-los, mas essas estratégias geralmente não funcionam, e a inverdade vai atrapalhá-lo no desenvolvimento de uma relação mais madura;
- Não importa o quanto seus pais ficarão magoados com a verdade, tenha a certeza que eles também ficarão orgulhosos com sua decisão de contar a verdade.
4. Aceite as imperfeições e aprenda com os próprios erros
Até os filhos mais comportados cometem vários erros, visto que eles fazem parte do processo de crescimento e da própria natureza humana.
Sendo assim, o importante é a maneira como vamos lidar com nossos defeitos – aprender com nossos erros é um indício de maturidade que de certo será muito valorizado pelos seus responsáveis.
- Se tiver tirado uma nota baixa na prova porque não estudou o suficiente, você está preparado para entender a importância dos estudos? Entender a importância de demonstrar respeito pelas pessoas se foi punido por ter discutido com seu pai em público? Um filho maduro e atencioso aprende com seus erros, e utiliza tais ensinamentos para ser alguém melhor daqui em diante;
- Até mesmo os responsáveis mais exigentes vão tolerar algumas falhas dos filhos, principalmente se não forem repetidos – todos gostam de reconhecer evidências de crescimento e amadurecimento nos próprios filhos, e aprender com o erro, em vez de fazê-lo novamente, é sempre um excelente sinal.
5. Esteja presente
Estar presente é essencial, mas, por conta da rotina do dia a dia, nem sempre é possível estar presente fisicamente. Então, algo legal para se fazer é enviar mensagens de bom dia motivacionais para iniciar o dia com uma mensagem legal.