Estar devidamente inscrito é uma obrigação legal para atuar na profissão
Quem deseja embarcar no ramo imobiliário e se tornar um corretor de imóveis precisa tomar as providências necessárias para tirar o CRECI, seu registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Esse é um documento obrigatório para a ocupação, sendo a prova que o profissional precisa para mostrar que ele tem autorização do órgão regulamentador para atuar na área. Além de indicar que a pessoa está seguindo corretamente todas as leis envolvidas, também oferece mais credibilidade ao especialista.
Para obter o seu CRECI, é necessário seguir todo um passo a passo envolvendo estudos e uma experiência inicial no mercado de trabalho. Não existe um curso de ensino superior para se tornar um corretor de imóveis, mas há uma formação técnica em transações imobiliárias, e é por aí que todos devem começar.
Primeiro, é preciso encontrar uma instituição que ofereça o curso e seja credenciada no Conselho Estadual da Educação (CEE) do seu respectivo estado, além de ter o selo de aprovação do CRECI/COFECI.
Nessa formação, o futuro corretor terá disciplinas como comunicação, ética, economia, matemática financeira, direito e legislação. Tudo isso será de extrema importância para o seu ofício.
O técnico em transações imobiliárias pode ser feito tanto a distância quanto presencialmente, mas somente por pessoas maiores de 18 anos e com ensino médio completo.
A formação também exige um estágio supervisionado obrigatório, que seria a segunda etapa do processo. Somente após a conclusão deste estágio é possível retirar o diploma. Esse estágio funciona como uma etapa de aprendizado mais prática, podendo ser realizado em imobiliárias e empresas do segmento.
Existe uma carga horária mínima que deve ser cumprida – estipulada pela instituição de ensino -, e, uma vez que for concluída, o aluno poderá se formar, caso já tenha sido aprovado em todas as disciplinas. Esse processo dura em média seis meses.
Uma vez que estiver formado, basta ir ao CRECI da região e solicitar o registro. Atenção aos documentos necessários, sendo preciso ter em mãos RG, CPF, foto 3×4, certidão de nascimento, comprovante de endereço, cópia do comprovante de conclusão do ensino médio e carteirinha de alistamento militar, no caso dos homens. O certificado fica pronto rapidamente e já é possível começar a trabalhar na área!
Ainda não sabia o que é CRECI? Seguindo esse passo a passo, você conseguirá o seu registro sem nenhum problema e logo poderá se tornar um corretor de imóveis certificado.