Depois de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, é hora de começar a pensar na decoração dos ambientes. Portanto, uma forma de ajudar a escolher os móveis, enfeites, eletrodomésticos e acessórios é escolhendo um estilo decorativo, sendo que existem vários tipos. Um deles, que vem se destacando cada vez mais e conquistando os moradores é o vintage.
Extremamente charmoso e aconchegante, ele promove uma conexão harmônica entre passado e presente, sem deixar de lado a elegância e sofisticação. Portanto, se você está em dúvida em como decorar seu novo apartamento, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja x dicas para incluir o estilo vintage.
Entendendo as diferenças entre o estilo vintage e o retrô
Em resumo, o estilo vintage é composto por objetos e móveis antigos, com pelo menos, 20 anos de fabricação e, no máximo, 90. Muitos podem confundir com o estilo retrô, mas na verdade são coisas diferentes. O primeiro é caracterizado pelas peças originais, enquanto o segundo conta com itens atuais, mas inspirados nos designs antigos, seja dos anos 30, 60 ou 80.
Por exemplo, uma geladeira pode ser retrô e, ao mesmo tempo, moderna, visto que foi fabricada nos dias atuais e possui tecnologia avançada. Portanto, o seu diferencial é o design, que é parecido e inspirado em produtos antigos.
Como decorar seu apartamento com o estilo vintage?
Depois de entender melhor o que, de fato, é o estilo vintage e as principais diferenças para o retrô, é hora de colocar em prática o conceito em sua decoração. Uma boa dica, portanto, é contar com a ajuda de um profissional especializado, como arquiteto ou designer de interiores. Afinal, eles poderão orientar da melhor forma e garantir ambientes equilibrados, elegantes, confortáveis e totalmente funcionais.
Cores
Para um apartamento vintage, os tons pasteis são excelentes para manter a harmonia, principalmente quando misturados com tons como lilás, rosa queimado, azul-turquesa, verde água e salmão. Além disso, papeis de parede com estampa floral também combinam muito bem com o estilo.
Agora, se você prefere uma decoração vintage anos 70 e 80, aposte em tons mais vibrantes. Mas, lembre-se de incluir cores neutras, a fim de garantir o equilíbrio.
Móveis
Os móveis do estilo vintage têm como principal característica o formato arredondado, além dos pés de palito. Da mesma forma, aqueles com detalhes dourados, prateados e acobreados também combinam com esse tipo de decoração. Por fim, móveis planejados com detalhes em arabescos, inclusos principalmente nos puxadores de gaveta e nas bordas dos espelhos, são ótimas pedidas.
Pisos
Se você quer deixar o apartamento ainda mais característico com o estilo vintage, pode apostar nos pisos de cerâmica ou porcelana. Existem os modelos com figuras chamativas e aqueles mais tradicionais, em tons de vermelho ou marrom. Além disso, os pisos de madeira vintage também são muito utilizados, mas exigem uma manutenção mais profissional.
Caso não faça questão de adquirir os pisos originais, basta utilizar modelos de madeira em tons avermelhados e marrons, ou até mesmo revestimentos com estampas.
Sala
A sala vintage deve contar com as cores que citamos, incluindo ainda tons mais neutros para garantir o equilíbrio. Os móveis mais importantes nesse cômodo são o sofá, mesa e lustre. Portanto, prefira aqueles mais arredondados e com acabamento em madeira. Além disso, sofás de veludo são extremamente charmosos e trazem sofisticação para seu ambiente. Para os enfeites, aposte em relógios analógicos, telefones de disco, livros de capa de couro, disco de vinil, etc.
Quarto
O quarto precisa ser um ambiente mais suave e propício para o relaxamento. Portanto, invista em móveis como penteadeiras com espelho arredondado e molduras de madeira desenhada, assim como uma cabeceira marcante. Além disso, um baú antigo ao pé da cama também é uma ótima pedida.
Cozinha
Por fim, na cozinha o ideal é apostar no estilo retrô, utilizando eletrodomésticos novos e modernos. Já para a decoração, invista em canecas esmaltadas, bules, porcelanas florais, além de móveis de madeira antigos. Caso sua cozinha seja no estilo americano, procure um jogo de mesa e cadeiras típico dos tempos mais antigos.
Objetos de decoração
Por fim, mas não menos importante, os enfeites dos ambientes também impactam o visual vintage. Portanto, uma boa dica é procurar objetos dentro de sua própria família, como nas casas de avós, bisavós e outros antepassados. Afinal, poderá encontrar muitas opções que estão guardadas e sem usar. Além disso, procure em brechós, bazares, mercado de pulgas, feirinhas e antiquários, pois as chances de encontrar boas peças são ainda maiores.
Então, agora que você sabe como decorar seu novo apartamento com o estilo vintage, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento e contar com a ajuda de especialistas. Assim, você garante ambientes mais bonitos, organizados e sofisticados. Além disso, evita exageros tanto em relação à quantidade de objetos quanto no âmbito financeiro.