Reparos básicos podem ser feitos pelos próprios moradores e ajudam a manter a casa em ordem
Um imóvel residencial sempre exige atenção quanto à sua manutenção. É fundamental tratar qualquer problema assim que ele surja para evitar riscos futuros. Devem ser feitas manutenções periódicas para que a residência continue em ordem e não cause danos maiores depois.
A manutenção tanto elétrica quanto hidráulica é de extrema importância. É preciso checar se não há um maior consumo de energia pelos eletrodomésticos. Fiações descascadas ou a queda dos disjuntores são indícios de problemas mais graves e merecem o devido cuidado.
Algumas atitudes preventivas ajudam a manter o imóvel livre de transtornos. Não se deve ligar fios diretamente na tomada, assim como é necessário evitar ligar diversos aparelhos ao mesmo tempo em uma mesma tomada. Tapetes, cortinas e outros tipos de tecido, assim como locais com água, não devem ficar próximos a fios elétricos. Em caso de viagem, o melhor é desligar todos os aparelhos da tomada.
É essencial também checar a voltagem dos aparelhos. Alguns deles são bivolts e se adaptam a tomadas tanto 110v quanto 220v. Mas há eletrônicos que só funcionam com um tipo de voltagem. Caso ligue um aparelho 110v em uma tomada 220v, ele receberá o dobro da tensão e, assim, pode queimar. Já o contrário fará com que o aparelho não funcione com sua devida capacidade, já que estará recebendo uma tensão elétrica menor do que o necessário.
Quanto à rede hidráulica, sinais de alerta são torneiras pingando, pias entupidas e vazamentos. É necessário que se verifique com um profissional a causa de tais problemas e que se solucione o quanto antes. Não se deve jogar resto de comida ou gordura na pia, assim como se deve evitar jogar papel higiênico e outros itens no vaso sanitário.
Uma residência requer manutenção de tempos em tempos. É essencial verificar se não há problemas com fechaduras, principalmente quando se tem crianças em casa, que podem ficar presas em um cômodo. A iluminação do local também merece atenção, como a troca de lâmpadas, lustres e luminárias assim que queimarem.
Paredes ou portas descascando merecem o devido cuidado. Muitas vezes, é possível que o próprio morador faça reparos básicos. Lojas de construção de bairro vendem massa corrida, espátula, pincel, rolo e tinta para esse tipo de trabalho. No entanto, é preciso ter atenção para que se selecione a tinta correta para cada tipo de superfície. Esses tipos de reparos, assim como a manutenção de móveis, podem se beneficiar bastante de uma lixadeira elétrica. Esses aparelhos economizam tempo nos reparos. Furadeira e parafusadeira elétrica também ajudam na hora de trabalhar na conservação da residência.