Manter suas roupas com aparência de novas pode parecer um desafio e tanto, não é mesmo? Principalmente quando desejamos não danificar o tecido após as lavagens. No entanto, graças a algumas técnicas simples e eficazes, é possível prolongar a vida útil de suas peças favoritas.
Desde a lavagem adequada, o armazenamento correto e os cuidados específicos para diferentes tipos de tecido até a utilização de removedores de manchas, como vanish, cada detalhe conta e pode preservar as fibras do pano e a cor das suas roupas.
Como manter suas roupas novas
Para manter suas roupas com aparência de novas, ter atenção a detalhes que por vezes podem passar despercebidos faz toda diferença no tempo de duração da sua vestimenta. Assim, os cuidados especiais com lavagem, armazenamento e tratamento dos tecidos são indispensáveis para quem deseja aumentar a durabilidade dela.
Lavagem adequada
Uma lavagem adequada envolve ações como a separação das peças por cores claras, escuras e coloridas, assim como entre os tipos de tecido, delicados, jeans e algodão. Manter a temperatura da água também é ideal e vai prolongar a durabilidade das suas roupas. Por isso, lave roupas brancas e claras em água quente, enquanto utilize água fria para as escuras e delicadas, para evitar desbotamento e encolhimento.
Caso for fazer uso da máquina de lavar, opte por ciclos de lavagem suaves para roupas delicadas e evite a centrifugação excessiva a fim de não danificar as suas roupas.
Armazenamento correto
Outro cuidado que devemos ter é ao pendurar ou dobrar as vestes, uma vez que as roupas de malha e tecidos pesados devem ser dobradas para evitar deformações, já as camisas e blusas devem ser penduradas em cabides.
Assim, utilize capas protetoras para peças mais delicadas ou que não são usadas com frequência. Lembre-se de deixar sempre o seu armário organizado e bem ventilado para prevenir mofo e mau cheiro.
Cuidados específicos para diferentes tipos de tecido
Neste ponto, mostraremos as formas específicas de cuidados que cada tipo de tecido precisa para ter maior duração.
O algodão deve ser lavado em água morna, bem como exposto ao ar livre para secar. Logo, nunca utilize a secadora para não encolher o tecido desse tipo de material. Já a lã, prefira lavá-la à mão, utilizando produtos suaves, pondo para secar na horizontal para evitar deformações.
A seda é outro material delicado, que precisa ser lavado à mão com detergente específico. Por fim, por ser um tecido muito fino, nunca deve ser torcida. Em relação ao jeans, para preservar a cor por mais tempo, faça as lavagens com o tecido virado do avesso, evitando levar para higienização com certa frequência. Para os tecidos sintéticos, a temperatura da água deve estar fria. Ainda, ao passá-los, é importante manter no baixo calor para não danificar as fibras do tecido.
Produtos de limpeza adequados
Escolher os produtos de limpeza apropriados manterá as fibras do tecido o ano todo intactas, aumentando a vida útil da roupa. Por isso, utilize detergentes específicos para cada tipo de tecido, evitando o excesso de amaciante para não causar o desgaste das fibras ao longo do tempo.
Outro ponto relevante é ler os rótulos dos produtos antes de comprar para fazer a aquisição correta. Desse modo, procure investir em detergentes para roupas delicadas, de cores escuras e brancas, assim como tenha sempre produtos específicos para diferentes tipos de manchas, como gordura, vinho e tinta.
Por fim, as soluções caseiras são ótimas para desinfetar, como vinagre branco, e para remover odores, bicarbonato de sódio, sem deteriorar as suas roupas.
Manutenção regular
Cuidar bem das suas roupas prolonga sua durabilidade e mantém a aparência de novas por mais tempo. Portanto, faça manutenções regulares que envolvem reparos de botões soltos e a costura de pequenos rasgos a fim de impedir que eles descosturem por inteiro.