Você já se perguntou se tem como saber se o documento é falso? Então saiba que é perfeitamente possível descobrir se um documento é legítimo ou não!
Mas como saber se o documento é falso? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.
Como saber se o documento é falso?
Por meio de algumas dicas bem simples, há como saber se o documento é falso. Dentre as nossas dicas para identificar, podemos mencionar as seguintes:
1. Fique atento às características dos documentos
A primeira coisa que você precisa ficar atento é a respeito das características dos documentos originais, até mesmo para saber identificar um falso, a partir da comparação.
Mas, para tornar esse processo um pouco mais fácil, a nossa dica é que você se mantenha atento nos seguintes detalhes:
- Plástico ou papel utilizado;
- Posicionamento e tamanho dos brasões e símbolos;
- Dados de idade, sexo, numeração e órgão expedidor;
- Assinatura e fotografia;
- Marcas d’águas, hologramas, cores, selos, impressões em relevo etc.
Tenha em mente que, na grande maioria das vezes, as empresas possuem um certo padrão quanto a essas características.
No entanto, não há como deixar de falar que em determinados estados brasileiros os documentos podem sim sofrer uma certa variação.
Sendo assim, o mais adequado é obter uma lista de itens de segurança no site do órgão que é responsável por emitir o documento em questão.
Porém, outra dica é utilizar lanternas e máquinas de iluminação ultravioleta, haja vista que elas são capazes de identificar se existe alguma fraude.
2. Faça perguntas ao suposto titular sobre o documento
Se você está desconfiado que algum documento é falso, pergunte ao suposto titular sobre data de nascimento ou naturalidade, por exemplo.
Afinal de contas, essas são as principais questões que são capazes de indicar sinais de que os documentos são fraudados.
3. Use sites de validação para ter certeza se o documentos é verdadeiro
Graças aos avanços das tecnologias, uma das coisas que você pode fazer é justamente obter o apoio de alguns sites de validação.
Isso se torna muito eficaz porque os documentos públicos são criados com uma certa combinação padronizada de números e elementos gráficos.
Outra dica é tentar encontrar a autenticação da chave de segurança dos documentos que foram emitidos online, como é o caso de certidões digitais que possuem código de verificação.
Agora, caso se trate de um documento que foi assinado remotamente, a dica é conferir os registros de autoria em alguma página especializada.
Uma outra coisa que pode fazer é assinar documento eletronicamente com certificado. Assim, terá certeza da autenticidade, integridade e do não-repúdio.
4. Solicite mais de um documento
Uma das formas de realizar a análise de um documento é justamente pedir outro modelo, para que possa fazer a comparação.
Nesse caso, solicite o RG e a CNH, haja vista que em ambos documentos estão as fotos e dados do indivíduo. Assim, torna a comparação muito mais simples.
A partir dessa análise, é possível ter a certeza se um documento é legítimo ou não, já que você pode buscar por divergências e, assim, questionar o portador a respeito da veracidade das informações.
O que fazer caso o documento seja falso?
Agora que já sabe como saber se o documento é falso, outro entendimento que se deve ter é a respeito do que fazer caso o documento seja falso.
Nesse caso, o procedimento legal é abrir um boletim de ocorrência em alguma delegacia civil ou geral.
Devemos mencionar ainda que os crimes de falsidade ideológica e documentos estão todos previstos em nosso código penal.
Para quem não sabe, o crime de falsidade ideológica nada mais é que a alteração das informações em um documento original.
Já a falsidade documental é quando se tenta criar um documento de maneira irregular. Em ambos os casos, as penas previstas são multa e prisão.