Quem tem interesse em seguir carreira na área da saúde pode ter deparado com uma escolha muito difícil: fazer a graduação de enfermagem ou de medicina. As duas áreas caminham lado a lado e, apesar de serem rivais, são complementares, ou seja, não tem como uma existir sem a outra.
Preparamos este artigo para te ajudar a entender todas as semelhanças e diferenças, além de tirar todas as suas dúvidas sobre qual destas carreira seguir. Afinal, qual das duas é a melhor opção? Continue a leitura!
As maiores diferenças entre os cursos de Medicina e Enfermagem
Medicina e Enfermagem são áreas da saúde distintas que fazem parte da rotina de qualquer unidade de saúde. A maior diferença entre elas é que cada uma possui sua própria graduação e cada profissional possui determinadas funções dentro de uma unidade médica.
O curso de Enfermagem desenvolve profissionais que acompanham diferentes tipos de pacientes durante todo o seu tratamento. Nas aulas, os professores ensinam os alunos a administrar medicamentos, coletar o que é preciso para realizar exames, analisar o estado dos pacientes, prestar os primeiros socorros e tratamentos de urgência. No geral, são os enfermeiros que têm contato mais prolongado com os pacientes do que os médicos.
No curso de Medicina, os alunos são desenvolvidos a diagnosticar e prescrever os tratamentos para diferentes problemas de saúde. Na rotina do médico está o processo de solicitar e analisar exames, ou até realizar cirurgias mais complexas de sua área.
A diferença também está entre a carga horária dos dois cursos. A graduação de Enfermagem dura cinco anos, enquanto a de Medicina dura um ano a mais, totalizando seis. No entanto, se o profissional desejar atuar em uma área específica, ele deverá fazer mais dois anos, no mínimo, de residência.
Outra diferença é vista na rotina das universidades que possuem os cursos, já que as faculdades de Medicina demandam presença integral dos alunos. Com isso, a mensalidade do curso de Medicina é mais cara nas instituições particulares, e o curso é o mais concorrido nas universidades públicas.
Semelhanças entre os cursos de Medicina e Enfermagem
Mesmo sendo áreas diferentes, os dois cursos têm coisas em comum. A principal semelhança é garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes. Em ambos os cursos, os alunos precisam fazer estágios supervisionados, tendo um contato mais direto com o ambiente de trabalho. No curso, os estudantes estudam matérias parecidas, já que as suas áreas cuidam do corpo humano.
Após finalizar a residência, ambas as profissões exigem atuação em hospitais, postos de saúde, clínicas ou atendimento domiciliar, além da opção de se especializar em diversas áreas que, inclusive, precisam trabalhar juntos.
Qual dos dois cursos escolher?
Essa é uma escolha difícil, pois é preciso levar muitas coisas em consideração antes de decidir qual vestibular prestar. Primeiro, analise a carga horária e a duração da graduação e suas condições de acompanhar. Como dito anteriormente, a Medicina dura seis anos, sendo um curso muito longo. Enfermagem é um curso de menos tempo e algumas instituições oferecem o curso semipresencial, o que é uma boa opção para conciliar os estudos com o trabalho, por exemplo.
Deixe de lado a rivalidade entre elas, tanto Enfermagem quanto Medicina formam profissionais indispensáveis dentro de uma unidade de saúde, e um médico sem o apoio de um enfermeiro e vice-versa, seu trabalho pode ser extremamente prejudicado. Em ambas as opções, o resultado é sempre satisfatório. Analise bem as opções e escolha a que mais se adequa ao futuro que você deseja conquistar.