Pantera Negra: Wakanda Para Sempre está em cartaz nos cinemas brasileiros. Apesar de as origens dos poderes do herói da Marvel estarem ligadas a uma planta nativa do país fictício de Wakanda, o animal de mesmo nome serviu como inspiração. E isso está presente também em Pantera Negra 2.
O cocriador do personagem, Stan Lee, já declarou que se inspirou nas características do felino para criar as habilidades do herói. Por isso, há alguns aspectos em comum, como a furtividade, capacidade de subir em árvores, além de o traje do herói, assim como a pele do animal, possuir a propriedade de camuflagem.
Atenção! Spoilers abaixo.
Com o falecimento do ator Chadwick Boseman, a produção decidiu abordar também a morte de seu personagem T’Challa. Assim, sua irmã Shuri (Letitia Wright) assume o manto do Pantera Negra.
As habilidades mencionadas anteriormente estão presentes tanto no filme original, quanto na sequência. Conheça mais sobre o animal que inspirou os poderes do herói a seguir.
Curiosidades sobre o felino
“Pantera negra” é, na verdade, apenas um termo informal referente aos felinos leopardos (panthera pardus) e onças (panthera onca) que apresentam cor preta, ou seja, animais melanísticos.
Estes animais podem apresentar pelagem totalmente preta ou aglomerados de manchas pretas em pele escura.
Em ambas as espécies, apenas cerca de 10% dos felinos possuem pêlos pretos. Isso é um fator genético. No caso das onças, os alelos dominantes são responsáveis pela caraterística; enquanto nos leopardos, são os alelos recessivos. Portanto, fatores ambientais e a seleção natural estão por trás disso.
Estes animais estão presentes em três continentes. Os leopardos negros são encontrados na África e na Ásia, sendo que seus habitats são selvas escuras, densas e úmida, como é o caso das florestas tropicais no sul asiático e das cordilheiras africanas. Já as onças de cor escura são encontradas nas Américas do Sul e Central, vivendo planícies úmidas e florestas tropicais.
Assim como o herói, esses felinos possuem garras retráteis. O traje usado por T’Challa e Shuri inclui um mecanismo para retração das garras de vibranium, metal encontrado em Wakanda. No caso de leopardos e onças melanísticas, as garras podem ser puxadas para trás por conta de um ligamento.
Outra caraterística que tanto o personagem quanto os animais possuem é habilidade para nadar. No novo filme, o antagonista é Namor (interpretado por Tenoch Huerta), o rei de um reino subaquático escondido. Onças e leopardos costumam se adaptar bem em águas e usam rios e pântanos a seu favor. As onças possuem mais habilidade em ambientes assim, sendo capazes de capturar presas que fugirem para a água.
Em uma das cenas de Pantera Negra, T’Challa usa a visão noturna para capturar bandidos em uma floresta. Assim como o herói, os felinos possuem excelente visão. Onças e leopardos possuem lentes reflexivas nos olhos, possibilitando a absorção de luz de forma eficiente. Assim, durante a noite, esses animais possuem capacidade de enxergar seis a sete vezes melhor que humanos.
Saiba mais sobre Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
As mulheres da família de T’Challa, Rainha Ramonda (Angela Bassett) e Shuri, acabam tendo que lidar com mais uma grande perda.
Potências mundiais estão tentando se aproveitar da vulnerabilidade da nação neste momento. M’Baku e as Dora Milaje se unem para proteger a nação dessas intervenções.
Junto com Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman), os heróis tentam buscar uma nova direção para o povo wakandano.
Além disso, Pantera Negra 2 ainda introduz no elenco Michaela Coel (I May Destroy You), Mabel Cadena, Alex Livinalli (Chicago P.D.) e Dominique Thorne, que interpreta a Coração de Ferro, sendo essa a estreia da personagem no Universo Cinematográfico da Marvel.