Conheça os fatores que impulsionaram essa valorização e saiba como aproveitar as próximas oportunidades de investimento na criptomoeda mais famosa do mundo
Seguindo sua tendência histórica, outubro foi um excelente mês para o Bitcoin em 2023. A criptomoeda atingiu cerca de 29% de valorização durante o mês, alcançando o patamar dos 35 mil dólares, rompendo inclusive linhas de tendências bastante importantes, indicando uma retomada para alta.
Mas o que levou o Bitcoin a alcançar a cotação de 35 mil dólares em outubro?
Otimismo do mercado
O primeiro fator que pode explicar a grande valorização do Bitcoin é o otimismo que o mercado tem demonstrado em relação à moeda digital. Desde o início de 2023, o ativo já se valorizou em mais de 100%, e mesmo com tal aumento, ainda está bem distante dos 65 mil dólares, sua máxima histórica atingida em 2021. Após um 2022 negativo, o ano positivo que vem sendo vivenciado indica que a criptomoeda está caminhando em direção ao seu patamar histórico.
Notícia falsa sobre a aprovação do primeiro ETF de Bitcoin
Um dos motivos que levaram à valorização do ativo nesse período pode ser explicado pela notícia que circulou, indicando a suposta aprovação do primeiro ETF de Bitcoin nos Estados Unidos.
Apesar de se tratar de uma notícia falsa, especialistas esperavam uma correção no valor da criptomoeda, o que não ocorreu. Mesmo assim, o Bitcoin manteve o patamar dos 30 mil dólares e continuou subindo.
De fato, o processo para aprovação do ETF nos Estados Unidos está em andamento, mas ainda não foi concluído e há etapas a serem cumpridas. A expectativa é que o ETF seja aprovado durante o primeiro quadrimestre de 2024.
A aprovação do ETF é aguardada com a expectativa de uma grande valorização do ativo, uma vez que milhões de investidores que não têm exposição ao mercado de criptoativos passarão a ter essa possibilidade dentro da bolsa de valores.
Próximo evento de Halving
O próximo halving do Bitcoin também pode ajudar a explicar a valorização da moeda. O evento, que reduz pela metade a recompensa dos mineradores e, consequentemente, a emissão de novas moedas, é historicamente seguido por grandes valorizações, gerando grande otimismo no mercado cripto.
Além disso, com o halving se aproximando, quem já possui o ativo tem optado por não negociá-lo agora, visando as próximas grandes valorizações, o que tem gerado escassez do ativo em um mercado com alta demanda.
Como posso investir em Bitcoin e aproveitar as próximas valorizações?
Investir em Bitcoin pode ser simples, sendo necessário possuir conta em uma corretora ou exchange de criptomoedas. Com a conta criada, o próximo passo é depositar fundos na conta e, após isso, basta efetuar a compra da criptomoeda. As plataformas que viabilizam a compra e venda do ativo também fazem a custódia, oferecendo segurança para o investidor.