Vai começar a investir em criptomoedas, gostaria de conhecer melhor os riscos e saber como se precaver? Então, este artigo vai lhe interessar!
Para começar, é fundamental saber o que são criptomoedas, que nada mais são do que um tipo de ativo digital, são moedas digitais que utilizam a criptografia para garantir a segurança nas transações e controlar a criação de novas unidades.
Ao contrário das moedas tradicionais, como o dólar ou o euro, as criptomoedas não são emitidas ou controladas por governos ou instituições financeiras centrais.
Descentralizadas, as criptomoedas operam em uma rede de computadores distribuídos em todo o mundo, chamada de blockchain. A tecnologia blockchain funciona, basicamente, como um livro-razão digital que registra e verifica todas as transações realizadas com a criptomoeda, tornando as transações mais seguras e transparentes.
Quais as principais criptomoedas?
Embora seja a mais popular, a moeda Bitcoin está longe de ser a única, existem milhares de criptomoedas no mercado, dentre elas, no entanto, as mais populares são: Bitcoin, Ethereum, Ripple, Litecoin, Bitcoin Cash.
Embora ainda sejam consideradas um ativo relativamente novo e volátil, as criptomoedas estão se tornando cada vez mais comuns como forma de pagamento e, principalmente, investimento.
Principais riscos de investir em criptomoedas?
Embora especialistas considerem as criptomoedas uma forma potencialmente lucrativa de investimento, com enorme potencial de crescimento futuro, quem pretende investir nestas moedas, precisa saber quais são os riscos, entre os quais, podemos destacar os seguintes:
1. Volatilidade
As criptomoedas são conhecidas por serem extremamente voláteis, com grandes flutuações de preços em curtos períodos de tempo. Isso significa que assim como pode ganhar muito dinheiro rapidamente, também pode perder na mesma velocidade.
2. Falta de regulamentação
As criptomoedas ainda não são regulamentadas em muitos países, o que significa que não há garantias para os investidores em caso de fraude, hacking ou outros problemas.
3. Segurança
As criptomoedas são armazenadas em carteiras digitais, que podem ser vulneráveis a hackers e ataques cibernéticos. Se sua carteira for comprometida, você pode perder todas as suas criptomoedas.
4. Liquidez limitada
Nem todas as criptomoedas são negociadas em grandes exchanges, o que pode tornar a venda difícil se precisar do dinheiro rapidamente.
5. Adoção limitada
Embora as criptomoedas tenham se popularizado nos últimos anos, ainda não são amplamente aceitas como forma de pagamento em muitos lugares. Isso pode limitar sua utilidade e seu valor.
6. Fraude
Como as criptomoedas são relativamente novas, existem muitos golpes e esquemas fraudulentos associados a elas. É importante fazer sua pesquisa e tomar precauções para evitar ser vítima de fraude.
Como investir com mais segurança?
Para garantir mais segurança ao investir em criptomoedas vale seguir algumas dicas, tais como:
1. Pesquise antes de investir
Antes de investir em qualquer criptomoeda, é importante entender um pouco a dinâmica dessas moedas, como funciona o mercado, pesquisar ao máximo e conhecer as mais populares.
2. Escolha uma plataforma segura
É fundamental escolher uma Exchange segura e confiável, que é a plataforma com a qual irá negociar criptomoedas. Certifique-se de que ela tenha uma reputação sólida e que implemente medidas de segurança adequadas, como autenticação de dois fatores (2FA) e criptografia de dados. Além disso, ela deve oferecer um bom suporte, com gráficos em tempo real, mostrando as cotações, como BTC BRL, ETH USDT, entre outras.
3. Use uma carteira segura
Se você pretende manter suas criptomoedas por um longo período, é importante mantê-las em uma carteira segura e offline, como uma hardware wallet, para proteger suas moedas de hackers e outras ameaças cibernéticas.
4. Diversifique seus investimentos
Não coloque todo o seu dinheiro em uma única criptomoeda ou em um único mercado, diversifique seus investimentos em várias criptomoedas e diferentes mercados para reduzir o risco de perdas.
5. Acompanhe suas transações
Monitore suas transações de perto e certifique-se de que todas as informações estão corretas.
6. Mantenha-se informado
Fique atualizado sobre as últimas notícias e tendências do mercado de criptomoedas para que você possa tomar as melhores decisões sobre seus investimentos.
Lembre-se de que investir em criptomoedas é arriscado, por isso, siga essas dicas para proteger seus investimentos.