O investimento a longo prazo é a melhor escolha para construir patrimônio e alcançar seus objetivos financeiros. No mercado financeiro, você encontra diversas opções de títulos e ativos que dão retorno ao longo dos anos e multiplicam seu capital.
Conheça a seguir as melhores opções de investimento a longo prazo para uma vida financeira sustentável.
O que é um investimento a longo prazo?
Investimento a longo prazo é uma aplicação financeira ou aquisição de bem que você faz com o objetivo de alcançar um retorno no futuro. Geralmente, são ativos que levam acima de três anos para render o valor esperado.
Um exemplo clássico de bem adquirido para retorno futuro é o imóvel, que pode ser comprado com o intuito de ganhar dinheiro com a locação ou vender a propriedade após uma valorização considerável no mercado.
Já no mercado financeiro, existem inúmeras opções de ativos e títulos com vencimento em longo prazo ou retorno esperado em longo prazo, como títulos do Tesouro Direto, ações e Letras de Crédito.
O que todos esses investimentos têm em comum é que eles levam tempo para dar retorno, ou seja, você não pode retirar o dinheiro investido em curto ou médio prazo. Dessa forma, é preciso planejar bem as aplicações desse tipo e ter outros recursos para imprevistos financeiros.
Qual o melhor investimento a longo prazo?
Existem várias opções de investimentos a longo prazo no mercado financeiro. Veja a seguir algumas das mais populares.
Títulos do Tesouro Direto
O Tesouro Direto, programa de títulos públicos federais, oferece diversos ativos com vencimento em longo prazo. Um exemplo é o Tesouro Prefixado 2033 com juros semestrais, que paga 10,67% ao ano com vencimento em 1º de janeiro de 2033.
Para complementar a aposentadoria, você pode aplicar no Tesouro Renda+ 2065, que paga a variação do IPCA + 5,57% até 2065.
LCI e LCA
As Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI/LCA) são opções de investimento em renda fixa de longo prazo com uma grande vantagem: isenção de Imposto de Renda. Você pode escolher títulos que vencem daqui a três, cinco ou dez anos, por exemplo.
Em relação à rentabilidade, existem opções prefixadas (que pagam uma taxa de juros fixa) e pós-fixadas (indexadas ao CDI, IPCA ou outro índice de referência).
Além disso, as letras de crédito são cobertas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante até R$ 250 mil por CPF em caso de inadimplência do credor, da mesma forma que o CDB.
CRI e CRA
Os Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio (CRI/CRA) são parecidos com o LCI e LCA, mas têm prazos ainda mais longos, remunerações maiores e um risco adicional: não são cobertos pelo FGC. São opções de renda fixa mais arrojadas, que você encontra com prazos de até 15 anos.
Debêntures
As debêntures são títulos de dívida privada emitidos por empresas de capital aberto na bolsa de valores. Elas têm prazos bem longos e podem trazer retornos altos em relação a outros ativos de renda fixa.
Na bolsa, você encontra debêntures de vários tipos, inclusive com isenção de IR (incentivadas) e com remuneração em participação dos lucros da empresa (participativas).
Ações
As ações são ativos de renda variável que podem oferecer retornos consistentes em longo prazo, pois são participações societárias em grandes empresas. Muitos investidores recomendam o método de investimento “buy and hold”, que significa comprar papéis de empresas sólidas e mantê-los na sua carteira por muitos anos.
Esse tipo de aplicação em longo prazo reduz os riscos das ações, pois o tempo compensa a alta volatilidade desses ativos e tende a trazer uma rentabilidade maior.
Previdência privada
Por fim, a previdência privada é uma ótima opção para quem quer investir em longo prazo. Esses fundos de investimentos são divididos entre um período de acumulação e outro de usufruto da renda acumulada.
No momento de se aposentar, você pode escolher se quer resgatar todo o valor, resgatar somente uma parte ou receber uma renda mensal vitalícia — que, inclusive, pode ser transmitida a herdeiros.
Como investir a longo prazo?
Para investir a longo prazo, o melhor caminho é abrir uma conta em uma corretora de valores ou banco digital com diversos investimentos disponíveis. Você só precisa criar uma conta online e transferir o dinheiro que quer investir.
Então, basta navegar pelo catálogo e home broker da instituição e aplicar o dinheiro nos títulos e ativos que você desejar. No próprio aplicativo da empresa, você acompanha a evolução dos seus investimentos ao longo dos anos.
Entendeu o que é investimento em longo prazo e como fazer? Então, escolha seus ativos e lembre-se de diversificar sua carteira!