Decidir mudar de cidade é um grande passo e por mais que você tenha a ajuda da imobiliária para realizar todos os processos necessários, a ansiedade pode tomar conta. Afinal, além dos custos envolvidos, essa é uma nova fase que se inicia, sendo necessário entender como funciona o novo município, as características locais, onde fazer compras. Mas, outro ponto importante é que, em boa parte dos casos, as pessoas não conhecem ninguém e podem ficar com medo de se sentirem sozinhas.
Então, pensando nisso, prepararmos o post de hoje para dar algumas dicas de como controlar a ansiedade ao mudar de cidade. Vamos lá?
Organize seu tempo
É fato que um dos fatores que mais causam estresse e ansiedade nas pessoas é o tempo, mas nesse caso, a má gestão dele. Sendo assim, se você quer maior tranquilidade para sua mudança, saiba como gerenciar seu tempo. Ou seja, não deixe nada para última hora, optando por exemplo, por guardar seus itens de pouco em pouco nas caixas, sem a correria desnecessária. Além disso, se estiver levando móveis para a nova cidade, certifique-se de que eles realmente se encaixam nos ambientes e podem passar pelas portas do imóvel.
Portanto, crie um cronograma e faça a gestão completa de seu tempo, pois com certeza isso irá ajudar a reduzir os níveis de ansiedade.
Peça ajuda para a família
Um dos momentos mais estressantes da mudança é o dia de levar tudo para o novo lar, principalmente quando a nova casa ou apartamento não é na mesma cidade que a família mora. Sendo assim, é nessa hora que os adultos devem se revezar para cuidar das crianças e, assim, evitar que fiquem agitadas e possam atrapalhar a organização. Inclusive, se necessário, você pode pedir a ajuda de outros familiares para que fiquem com as crianças. Com isso, você reduz o estresse e consegue focar por completo na mudança.
Tenha um bom planejamento
Como falamos, o planejamento é o mais importante. Sendo assim, antes mesmo de tomar a decisão de mudar de cidade, você deve pesquisar tudo o que puder sobre o local, como as opções de lazer disponíveis, segurança, mobilidade, oferta de serviços públicos, qualidade da educação, saúde, entre outros pontos. Além disso, pense no tipo de imóvel que irá morar, pois ele deve se adequar ao seu estilo de vida.
Com todas essas informações, você se sentirá mais seguro e, consequentemente, com menos chance de desenvolver ansiedade. Afinal, terá todas as informações em mãos.
Considere o lado financeiro
Independente se irá morar sozinho, em família ou com outras pessoas, é fundamental analisar a situação por completo e calcular qual será o custo de vida estimado. Nesse sentido, para evitar problemas desnecessários com a mudança, é importante que a forma como você vive e pretende viver, seja compatível com seu orçamento, considerando todos os gastos com a mudança.
Para isso, coloque no papel todos os custos que possui na cidade atual, incluindo uma porcentagem a mais devido à variação de preços. Além disso, inclua gastos extras, visto que imprevistos podem ocorrer. Também é importante considerar os custos com a mudança em si, nova escola para crianças, gasolina para ir para o trabalho, condomínio, luz, internet, transporte público, alimentação, etc.
Faça um checklist
Para te ajudar a controlar a ansiedade e o estresse, o checklist pode ser de grande ajuda. Contudo, é importante que ele seja feito com antecedência e não uma semana antes da mudança. Sendo assim, faça uma lista com todas as tarefas que precisam ser cumpridas antes da mudança, anotando tudo o que lembrar ao longo do tempo. Assim, conforme for cumprindo as obrigações, pode ir riscando da lista e seguindo para as próximas. Inclusive, a sensação prazerosa ao riscar cada tarefa ajuda a ter ânimo para continuar.
Leve somente o necessário
Ao organizar os pertences, é muito importante que você leve somente o necessário, deixando para trás o que está velho ou quebrado. Inclusive, pode ser um ótimo momento para você fazer uma limpa em suas coisas e separar alguns itens para doação, reciclagem ou para o lixo. Isso irá ajudar na sensação de alívio, pois será necessário levar menos coisas do que imaginava. Além disso, irá economizar tempo e até mesmo dinheiro ao contratar uma equipe de mudança. Inclusive, dependendo do caso, pode nem mesmo ser necessário contratar profissionais, principalmente se for morar sozinho.
Então, com as dicas do post de hoje você terá maior facilidade para lidar com o estresse e ansiedade comuns de uma mudança, principalmente para uma nova cidade. Sendo assim, lembre-se de ter um bom planejamento, gerenciando seu tempo e organizando todas as tarefas que precisa realizar. Contudo, caso você esteja se sentindo ansioso além do normal, não deixe de procurar a ajuda de um especialista, como um psicólogo, para te ajudar e orientar durante o processo.