Veja como fechar cadeira de rodas, quais são os tipos de cadeiras de rodas disponíveis no mercado e como cuidar para que ela dure.
A cadeira de rodas é de extrema importância para aqueles que se encontram sem mobilidade, seja temporária ou definitivamente.
Portanto, para isso, existem alguns cuidados necessários para manter a segurança de seu transporte.
O tamanho da cadeira e sua estrutura, podem influenciar diretamente na forma como será transportada.
Para que ninguém enfrente dificuldades nesta hora, é preciso saber fechá-la corretamente. Aqui separamos um passo a passo completo para que você aprenda de forma rápida e prática!
Como fechar cadeira de rodas?
Para você que ainda não aprendeu a fechar uma cadeira de rodas, é simples. Basta seguir cada passo para que este processo seja rápido e prático. Confira:
- Retire a almofada do assento e levante-o, puxando para cima;
- Remova os pedais ou os deixe posicionados para cima, assim eles não impedirão o fechamento da cadeira;
- Levante o assento pressionando os dois braços da cadeira, inclinando o corpo levemente para baixo;
- Unindo os dois braços da cadeira, ela estará fechada;
- Tome cuidado ao levantar, sem apoiar o peso do corpo na cadeira dobrada, pois ela pode se inclinar ou se mover, causando acidentes;
- Depois de dobrada, coloque-a no local desejado.
Vale ressaltar que nem todas as cadeiras de rodas são dobráveis, o que dificulta o transporte.
Quais são os tipos de cadeiras de rodas?
Existem muitos modelos de cadeiras de rodas no mercado, de diversas marcas, para o conforto e praticidade de quem precisa.
Veja os principais tipos de cadeira de rodas que separamos para você, lembrando que você deve ficar atento para aquelas que são dobráveis ou não.
Comuns
Cadeira dobrável
É mais confortável, possui um melhor custo benefício e é ideal para quem necessita mais, ou é mais dependente. Você pode fazê-la sob medida, adequando-a ao tamanho e peso do usuário. Com seu formato de x na estrutura, facilita ainda mais o dobramento.
Modelo Monobloco
Esse modelo de cadeira é mais leve, o que facilita o dia a dia do cadeirante e o torna mais independente. É ideal para aqueles que são mais ativos e não necessitem de um cuidador que o acompanhe em sua rotina. Tem o fechamento no formato de L, e, quando dobrada, a parte do encosto acompanha o fechamento do banco.
Manual
Esse é o modelo mais simples e de menor custo, porém, exige bem mais esforço do usuário, além de não ser nada confortável para quem precisa passar muito tempo sentado. Portanto, ela é mais indicada para quem possui problemas de locomoção temporários. Geralmente esse modelo é mais pesado e não dobra.
Automáticas
Com elevação automática
Esse é o modelo mais caro de cadeira de rodas, por possuir recursos automáticos que facilitam o dia a dia do cadeirante. Seu diferencial é que ela permite que o usuário fique de pé mesmo sentado na cadeira. É possível encontrar esse modelo na versão automática ou manual.
Motorizada
Esse modelo de cadeira é ideal para aqueles usuários que desejam ter mais independência, pois o próprio cadeirante pode controlá-la através do pequeno controle que se localiza no braço da cadeira, na extremidade bem alcance da mão do usuário.
Ela é ideal para quem não consegue usar a força dos braços para movimentar as rodas, mas não é adequada para pessoas que não possuem boa mobilidade motora ou são comprometidas intelectualmente. Além disso, os deficientes auditivos também não devem circular sozinhos na rua com a cadeira motorizada, pois não são capazes de ouvir os sinais sonoros dos carros, o que pode acometer acidentes.
Considere os tipos de cadeira ao comprar ou alugar
Sabendo quais são os tipos e modelos de cadeira de rodas, é preciso avaliar o uso que será feito ao fazer a compra ou aluguel.
No caso de locação, o serviço de aluguel de cadeira de rodas no Rio de Janeiro é referência no país.
Como cuidar da cadeira de rodas?
A forma como você cuida da cadeira de rodas, pode muito bem interferir no tempo de durabilidade dela, por isso, alguns cuidados são cruciais para sua conservação. Veja abaixo algumas dicas importantes para cuidar da sua cadeira:
- Procure limpá-la diariamente com pano úmido, sem usar produtos abrasivos;
- Pelo menos uma vez na semana, observe se os pneus estão com boa pressão e se os freios estão funcionando normalmente;
- A cada 60 dias, pelo menos, verifique se os parafusos estão regulados e se os raios das rodas estão em boas condições;
- No mesmo período, observe também as condições do estofado da cadeira. Ele deve estar em perfeito estado, para garantir conforto para o usuário;
- 2 vezes ao ano verifique as condições da estrutura da cadeira, como o encosto, os braços e o assento;
- É importante que pelo menos 1 vez por ano a cadeira seja levada para fazer revisão;
- Sempre tenha o cuidado de levá-la deitada ao transporte.
A cadeira de rodas é um elemento fundamental para aqueles que se encontram sem condições de se locomover.
Assim, é importante guardar e praticar estas dicas para garantir o bem-estar, a autonomia e a independência do usuário, além de proporcionar um dia a dia mais normal e muito mais conforto para ele.