A decoração para o Natal é um dos momentos mais aguardados pelas pessoas em geral, desde crianças, até adultos e idosos. Inclusive, principalmente quem acabou de alugar ou comprar um imóvel com a imobiliária e pretende receber a família no final do ano, esse é um processo ainda mais divertido. Mas, dentre todos os enfeites natalinos, com certeza a guirlanda é um dos mais famosos e importantes. Inclusive, é considerada o início da decoração e promove um charme bastante especial para o local.
Usada principalmente na porta de entrada da residência, a Guirlanda é um enfeite bastante simpático, que não apenas recepciona os convidados com uma energia diferente, mas também ajuda a decorar o ambiente com simplicidade e requinte. Além disso, ela carrega um simbolismo muito interessante, como votos de boa saúde e prosperidade para o novo ano.
A boa notícia é que você irá encontrar muitos tipos de guirlanda disponíveis no mercado. Contudo, muitas pessoas preferem colocar a mão na massa e criar a sua. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com dicas incríveis para te ajudar a montar sua guirlanda de Natal. Vamos lá?
Como montar uma guirlanda de Natal?
Por mais que você possa comprar uma guirlanda pronta, montar a sua própria traz um toque de personalidade ao ambiente, promovendo aconchego e sofisticação. Inclusive, além de ser colocada na porta de entrada, ela também pode ser usada como parte da decoração da mesa de natal, na lareira, etc. Então, confira abaixo como montar a sua:
Materiais necessários:
- 1 metro de arame;
- 1 festão;
- 1 kit com bolinhas;
- 1 kit com laços;
- Pinhas
- Decorações diversas;
- Alicate;
- Tesoura;
- Barbante.
Como montar?
- Pegue o arame e faça um círculo do tamanho que desejar. Lembre-se que ele irá definir o tamanho de sua guirlanda. Então, se quiser uma pequena, faça o círculo menor.
- Em seguida, amarre o festão em uma ponta do círculo e comece a preencher o arame com ele, até ficar totalmente coberto. O ideal é comprar o festão verde, principalmente se quiser uma guirlanda mais tradicional. Contudo, se você quer uma decoração mais diferente e fora do comum, também pode apostar em outras cores, como branco, azul, rosa, etc.
- Depois de preencher todo o arame com o festão, pegue o laço e prenda-o onde será o centro da guirlanda.
- A partir disso, amarre todos os laços que comprou pelo festão, formando um tipo de x para que cada laço fique em uma extremidade e, assim, sejam distribuídos pela guirlanda de forma proporcional.
- Agora é hora de amarrar as bolas entre os laços e, aqui, dependendo da cor do festão, você também pode ousar nas cores. Por exemplo, se a base for verde, escolha as bolas mais tradicionais, como vermelhas, douradas ou prateadas. Mas, se não, você pode colocar as cores que desejar, desde que mantenha a harmonia com o restante da decoração.
- Por fim, se tiver outros enfeites, prenda-os na guirlanda, podendo ser uma árvore de Natal, silhueta de anjos, trenós, bonecos de neve, etc.
Dicas extras para a guirlanda de Natal
Depois de entender como montar sua guirlanda de Natal, pode ser que você esteja em dúvida sobre qual estilo deseja para sua casa. Sendo assim, preparamos algumas outras dicas para te ajudar a escolher, confira:
- Se a árvore de natal e o restante da decoração tem uma pegada mais tradicional, prefira montar sua guirlanda seguindo essa mesma linha;
- Escolha enfeites bonitos e de qualidade, pois assim você pode guardar sua guirlanda e utilizá-la em outros anos;
- Guirlandas com flores são ótimas para deixar o ambiente mais romântico e acolhedor, combinando com diferentes estilos de decoração;
- Caso queira utilizar materiais naturais, é importante que eles estejam bem limpos, pois assim não fazem sujeira e nem atraem insetos;
- Retalhos de tecido também podem ser usados para montar a guirlanda;
- Se for passar o Natal na praia ou em uma casa de campo, é possível mudar a cara da guirlanda e usar acessórios como chapéu de palha e um arranjo de flores naturais;
- Para deixar a guirlanda ainda mais bonita, você pode colocar um cordão de LED junto com o festão, deixando-o sempre aceso;
- Se quiser, ao final pode aplicar um spray branco para imitar a neve.
Então, agora que você sabe como montar sua guirlanda natalina, já pode comprar os materiais e começar a sua. Lembre-se que esse é um projeto que leva um certo tempo e o ideal é que você faça com antecedência e, de preferência, em um dia que esteja mais tranquilo. Além disso, se tiver crianças, esse pode ser um ótimo momento para colocar a criatividade para funcionar e criar momentos em família divertidos.
Não se esqueça ainda que, se quiser harmonia e sofisticação, é importante que as cores utilizadas sejam complementares e que combinem com o restante da decoração de Natal da casa.