Quando vamos comprar um eletrodoméstico é comum olhar as características, modelos, marcas e outras funções. Mas olhar para a eficiência energética do aparelho é um dos pontos mais importantes e que pode passar batido.
Isso porque a eficiência energética influencia diretamente na sua conta de luz. E o momento ideal para entender e avaliar a eficiência energética é quando você vai usar o cupom de desconto Electrolux para comprar aquele eletrodoméstico que está faltando ou que você quer trocar.
O que são as etiquetas de eficiência energética?
Essas etiquetas são aquelas que aparecem atrás dos eletrodomésticos e mostram a classificação por grupos. Elas foram desenvolvidas para ajudar os consumidores a tomar melhores decisões de compra.
Elas mostram uma classificação que varia de acordo com o produto e tem uma escala de cores e letras, e mostram o nível de eficácia daquele artigo em relação a energia consumida. Ou seja, quanta energia a geladeira gasta para gelar, a lâmpada para clarear e assim por diante.
Selo Procel
É um dos selos de classificação energética, identificado por uma lâmpada sorridente, concedido apenas aos aparelhos mais eficientes dentro da classe A da etiqueta do Inmetro. Mostra de forma simples quais aparelhos consomem menos energia dentro da categoria. Ele pode ajudar na compra de um eletrodoméstico sustentável e ajudar a economizar dinheiro.
Selo Inmetro
Classifica os eletrodomésticos por nível de eficiência energética, dentro de uma faixa que vai de A a G, sendo A os mais eficientes e G os menos eficientes energeticamente falando. Para refrigeradores e congeladores, a partir de 2023, foram incluídas as subclasses A+, A++ e A+++, que indicam consumo cerca de 10%, 20% e 30% menor que os modelos classificados como A antigos. Confira o significado:
- A: produtos que consomem menor quantidade de energia;
- B: consumo mais alto que os produtos de classificação A;
- C: nível médio, mas ainda aceitável em termos de eficiência;
- D: apresenta custos de energia mais altos ao longo do tempo;
- E, F e G: consomem quantidade maior de energia e impactam significativamente o bolso.
O código de cores atribuído pela entidade também mostra a relação entre energia gasta e desempenho. Elas começam no verde, as mais eficientes e vão até o vermelho, as menos eficientes. Confira a classificação de cada uma:
- Verde: menor consumo de energia, maior eficiência energética;
- Amarelo: eficiência energética intermediária;
- Vermelho: maior consumo de energia e menor eficiência.
Por exemplo, ao comprar uma máquina de lavar com classificação B em vez de A, você vai gastar aproximadamente 21% a mais de energia para fazer a mesma função. Essa diferença é refletida diretamente no bolso do consumidor.
Importância da eficiência energética
Pode parecer simples escolher um eletrodoméstico que possui uma etiqueta verde e que vai te ajudar a economizar energia. A eficiência energética é isso e muito mais. Ela impacta na redução da pressão do sistema elétrico e nos ajuda a fazer escolhas sustentáveis.
Vantagens da eficiência energética
Quando tornamos nossas escolhas mais sustentáveis, reduzimos o impacto no meio ambiente. Ao aprender a avaliar a eficiência energética na hora de comprar, você terá vantagens como:
- Redução de custos: o seu bolso vai agradecer com uma conta de energia elétrica menor. Por isso, fique de olho nos aparelhos que precisam ser trocados;
- Preservação do meio ambiente: o consumo consciente reduz o impacto da nossa ação no ambiente e no clima;
- Aumento do tempo de vida útil dos eletrodomésticos: aparelhos com boa eficiência funcionam com menos esforço e de forma estável, o que reduz o desgaste;
- Eleva a segurança energética: a sobrecarga na rede elétrica é menor, reduzindo a instabilidade e os riscos de apagão.
Pontos importantes na hora de escolher
Na hora de escolher seu eletrodoméstico, leve em conta todas as informações como um conjunto, considerando a capacidade do aparelho, seu tamanho, funcionalidades adicionais e o padrão de uso no dia a dia. Veja se ele tem a etiqueta do Inmetro, qual seu consumo de energia em kWh (quilowatts-hora) e as tecnologias que ele oferece, como sensores de presença, controle de temperatura e outros. Assim, você vai alinhar melhor as suas necessidades pessoais a escolhas mais sustentáveis.