Você sabe por que colocar CPF na nota? Essa é uma questão que a grande maioria dos brasileiros sequer entende da maneira correta.
Afinal de contas, por que colocar CPF na nota? Quais são os benefícios de começar a fazer isso? Para entender melhor sobre o assunto, é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos.
Por que colocar CPF na nota?
Ao fazer essa pergunta, muita gente responde que colocar cpf na nota aumenta score e que, portanto, é algo necessário para aqueles que querem manter uma pontuação elevada.
No entanto, a verdade é que colocar CPF na nota é uma maneira que o governo tem de combater a sonegação de imposto, garantindo o recolhimento do ICMS.
Para quem não sabe, a sonegação de imposto é um crime, o qual consiste na tentativa de ocultar ou omitir valores financeiros, de modo a ter que pagar menos impostos para a Receita Federal.
Mas, a partir do momento em que o consumidor exige o seu CPF na nota, acaba que a emissão do documento se torna obrigatória.
Resumindo, se você não pede CPF na nota, pode acontecer de o estabelecimento não gerar a nota e, por consequência, irá pagar menos imposto, infringindo as leis.
Além disso, inserir o seu CPF na nota é uma forma de combate à pirataria, haja vis que contribui para a tributação do comércio.
Qual é a vantagem em colocar CPF na nota para o consumidor?
Já falamos por que colocar CPF na nota, mas mencionamos apenas os estabelecimentos. Mas, e para o consumidor, existe alguma vantagem?
Alguns estados brasileiros, com intuito de incentivar com que as pessoas começassem a solicitar CPF na nota, implementaram algumas vantagens para o consumidor.
Contudo, poucos são os clientes que entendem a dimensão de todo esse assunto, que vai muito além do que permitir o ganho de renda extra.
A partir disso, o estado consegue arrecadar mais e, por consequência, combate o crime de sonegação fiscal.
Ao fazer um cadastro no site da Sefaz, basta colocar os seus dados pessoais na NF-e, NFS-e ou NFC-e. A partir disso, qualquer local em que você faz a compra se torna obrigatório a registrar a venda.
A loja se torna obrigada a cadastrar essa nota justamente para não poder receber acusação de sonegação do ICMS.
Agora, dentre os benefícios para os consumidores em solicitar CPF na nota, podemos mencionar os seguintes:
Descontos
Em alguns estados do Brasil, colocar o CPF na nota abate no valor de alguns impostos, tais como o IPVA e IPTU.
Sorteio
Através de sorteios, você também passa a ter a chance de receber alguns prêmios. Inclusive, alguns estados oferecem prêmios que podem chegar até a marca de R$1 milhão.
As chances de ganhar se refletem na quantidade de vezes que coloca o seu CPF na nota.
Resgate
Um outro benefício de colocar CPF na nota fiscal é a possibilidade de ganhar algum dinheiro de volta. No geral, eles acontecem a cada seis meses de acúmulo de crédito.
No entanto, é sempre necessário ficar atento quanto às questões de como deve ser feito o cadastro na Sefaz do seu estado e coisas do gênero.
Além disso, devemos mencionar que você não irá receber todo o dinheiro de volta, mas sim apenas uma parte, que costuma ser entre 20% e 30%.
Doações
Por fim, uma outra razão pela qual você deveria começar a inserir o seu CPF em notas fiscais é devido ao fato de que é possível doar para ONGs ou entidades.
Trata-se de algo que não existe em todo estado e, portanto, é preciso que você se informe. É uma ótima maneira de ajudar alguém sem gastar a mais por isso.