A plataforma de streaming planeja implementar regras para impedir o compartilhamento de senhas entre usuários, inclusive taxando a conta principal
A Netflix acabou se tornando um dos serviços de streaming mais consumidos do mundo. Após um dia de trabalho, quem nunca se deitou no sofá ou na cama, e ficou assistindo à sua série predileta no serviço de streaming que atire a primeira pedra.
Porém, para quem usa o aplicativo através do compartilhamento de senhas com algum amigo ou parente, esse conforto pode estar com os dias contados.
Segundo uma matéria da Variety, a Netflix estaria elaborando uma forma de impedir que os usuários compartilhem senhas entre dispositivos que não estejam na mesma residência.
Como isso deve funcionar?
Quando você se cadastrar para consumir os conteúdos da Netflix, você é automaticamente obrigado a criar uma conta principal e logar em uma rede Wi-Fi. A plataforma irá salvar esses dados para defini-la como a conta central dos usuários.
A partir disso, o aplicativo irá exigir que todos os usuários que usem essa conta assistam a pelo menos um conteúdo a cada 30 dias. Isso servirá como validação de que a conta não está sendo usada indevidamente por outros usuários fora da rede.
Vendo dessa forma, é algo até que fácil de burlar, não é mesmo? Não é bem assim. A plataforma de streaming também usará um método de rastreio de IPs dos dispositivos para verificar se todos estão realmente na mesma rede, tornando impossível o uso de outros aparelhos fora das redes cadastradas.
Assistir a algo fora de casa
Para isso, é necessário que faça uso do recurso de download, na rede principal da sua conta, e assim poderá acessar o conteúdo de onde estiver.
Viagem
Este caso já é um pouco mais complicado. Para usuários que necessitem usar a conta da Netflix fora de suas residências, é preciso solicitar um código que garante o acesso em outra rede por 7 dias.
Se precisar ficar por mais tempo, é possível solicitar outro código. Ainda não foi revelada a quantidade de tokens que podem ser solicitados por usuário.
Compartilhamento de senha
No caso de o usuário da conta principal ainda insistir em compartilhar a senha com algum familiar ou amigo que estiver fora da rede de Wi-Fi, será cobrada uma taxa em cima desse usuário. Ainda não foram revelados os valores dessa multa.
Mas isso realmente vai acontecer?
Segundo informações divulgadas pela própria Netflix, essas mudanças já começaram a ser testadas nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha e Nova Zelândia, a partir de março deste ano.
Porém, ainda não foi divulgado se essas condições chegarão ao Brasil. Nem sequer há uma data oficial para o lançamento dessas regras aos usuários do país.
Como ainda se trata de uma fase de testes, a plataforma acompanhará os resultados dessas condições em outros mercados, antes de exigir a adequação delas para o público brasileiro. Fora que isso tudo pode não dar certo, e não passar somente de uma ideia ruim que será descartada.No final das contas, podemos ficar tranquilos assistindo aos nossos filmes e séries prediletos na TV, no conforto da nossa casa, pois esse problema ainda não chegou aos lares brasileiros, pelo menos por enquanto.