Os eletrodomésticos fazem parte da rotina de qualquer residência, facilitando tarefas e contribuindo para um dia a dia mais confortável. Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, esses aparelhos evoluíram e passaram a oferecer muito mais do que suas funções básicas de origem.
Hoje, recursos como conectividade, automação e controle remoto estão cada vez mais presentes, transformando a relação entre as pessoas e os equipamentos domésticos. Isso vale tanto para eletrodomésticos mais robustos, como a geladeira frost free, quanto para os menores, como fornos e micro-ondas, que já incorporam funcionalidades inteligentes para uma rotina mais prática e precisa.
Essas inovações também chegaram a outros aparelhos da casa, como máquinas de lavar e aspiradores de pó, que agora contam com sensores, programação automática e até integração com assistentes virtuais. Tudo isso colabora com a otimização do tempo e a redução do esforço em tarefas domésticas.
Geladeira
Por muito tempo, o sonho de qualquer pessoa era ter uma geladeira frost free em casa. Essa funcionalidade impede o acúmulo de gelo no freezer do aparelho, de modo que não é mais necessário fazer o processo de degelamento para limpar o compartimento — algo que era demorado e cansativo.
Essa funcionalidade continua indispensável até hoje, mas também existem novos recursos que tornam a geladeira ainda mais prática. Modelos inteligentes contam com aplicativos que permitem pesquisar receitas, fazer lista de compras e gerenciar a própria temperatura. Alguns modelos até vêm com câmera interna, que permite ver o que há dentro pelo celular sem a necessidade de abrir.
Fogão
Admita: em algum momento, você já foi tomado pelo medo de ter deixado o fogão ligado, não é? Com os recursos tecnológicos que os aparelhos modernos oferecem, esse receio, felizmente, é coisa do passado. Tanto os fogões quanto os cooktops modernos permitem que eles sejam controlados por aplicativo no smartphone, que possibilita checar o status do eletrodoméstico e, se for o caso, desligá-lo remotamente.
Para oferecer ainda mais comodidade, esses modelos também são equipados com ciclos pré-definidos de cozimento e preaquecimento. Há, ainda, a possibilidade de integrá-los com outros eletrodomésticos inteligentes e dispositivos de assistentes pessoais, como Alexa, Google Assistente e Bixby.
Máquina de lavar
A máquina de lavar é outro eletrodoméstico que, hoje, está mais moderno e cheio de funcionalidades úteis. Os modelos inteligentes, que ganharam força nos últimos anos, permitem que ela seja operada por meio de um aplicativo no celular. Desse modo, o usuário pode iniciar a lavagem enquanto estiver longe dela, até mesmo fora de casa.
Além dessa comodidade do controle à distância, vários modelos contam com recursos que facilitam a limpeza em função da forma, dos tipos de tecidos e das cores. E para quem procura economia, também há a possibilidade de programá-la para que ela funcione no melhor horário do dia, levando em conta o gasto de energia e a economia que pode ser feita.
Aspirador robô
O aspirador robô tornou-se mais popular nos últimos anos, sendo responsável por facilitar uma das tarefas mais monótonas (mas não menos importante) da casa: retirar a poeira do chão.
Agora, ao invés de utilizar a vassoura ou o tradicional aspirador de pó, o aspirador robô pode fazer isso. Ele é equipado com sensores que evitam obstáculos, como móveis e portas.
O proprietário pode programar o percurso dele, de modo que ele higieniza o chão de toda a casa por conta própria. Inclusive, alguns modelos realizam o carregamento automático, voltando à sua base quando a carga está baixa para recarregar.
Lava-louça
Por fim, há também recursos que tornam a lava-louça ainda mais útil. Atualmente ela é muito mais acessível do que há alguns anos e, com essa acessibilidade, também vieram funcionalidades que ajudam a não consumir muita energia e água, barateando os gastos da casa.
Uma dessas novidades são os sensores que podem identificar o nível de sujeira da louça. Isso permite que ela saiba exatamente o quanto consumir de água durante o processo, evitando desperdícios.