Se tem uma coisa que deve ser um ponto de atenção de quem pretende aderir a um seguro auto, é a questão de quais são os critérios para ressarcimento.
Neste contexto, o motorista precisa compreender que a verdade precisa ser um pilar essencial a ser considerado pelo segurado, quando ele for reivindicar o ressarcimento, em função de algum sinistro.
Pensando nisso, separamos alguns pontos que podem interferir na hora de uma seguradora definir pelo pagamento ou não da indenização. Veja quais são os critérios!
Mentir, omitir ou responder erroneamente as informações
O contrato de seguro veicular estabelece que, caso haja omissão, informação enganosa ou incompleta, pode haver a negativa de pagamento da indenização por parte da seguradora.
A negativa se justifica porque o dado incorreto pode impactar de forma determinante no que se refere ao risco de sinistros ligados ao segurado.
Não informar mudanças no perfil
Assim como o tópico anterior, não ter uma comunicação clara em relação aos dados de perfil do segurado pode resultar em perda do prêmio quando ocorrer algum sinistro.
Mudanças de estado civil e de endereço e da finalidade para a qual é usada o carro são exemplos de informações que precisam estar sempre atualizadas com a equipe da seguradora.
Dirigir sob efeito de álcool
Essa talvez seja uma das infrações mais graves que um condutor pode cometer porque, de acordo com as normas contidas nas leis de trânsito, é proibido dirigir alcoolizado.
Inclusive, a infração para quem trafegar com essas condições consiste na perda da carteira de habilitação por um período de 12 meses e pagamento de multa de aproximadamente R$ 3 mil.
Quando constatada essa irregularidade, a seguradora pode se recusar a pagar o prêmio ao segurado.
Emprestar o carro para pessoas não habilitadas
Além da legislação por dirigir embriagado, outro dispositivo que ampara a seguradora na hora de não pagar indenizações é quando o segurado entrega o carro ao motorista inabilitado.
Essa é uma prática que configura crime de trânsito e, portanto, inviabiliza o pagamento do prêmio do seguro em caso de sinistro.
Atraso no pagamento
Se o segurado estiver inadimplente em relação ao pagamento do seguro, a empresa pode negar a quitação referente ao ressarcimento em caso de sinistro. Portanto, o ideal é sempre manter as parcelas da apólice em dia para evitar esse problema.
Agravamento de riscos
Conforme regulamentação prevista no artigo 768 do código civil, o segurado perde a garantia de ressarcimento se agravar de maneira intencionalmente o objeto do contrato.
Mas o que efetivamente seria isso? Imagine que você declara na apólice ter garagem para guardar o carro e, intencionalmente, começa a parar o carro na rua com frequência. Caso o segurado faça isso e ocorra um sinistro, ele pode perder o direito ao prêmio.
Mudar a estrutura do carro
A seguradora também pode negar o pagamento do sinistro quando houver alterações significativas na estrutura do carro, inclusive, que possam impactar no valor final da apólice.
A empresa pode justificar o não pagamento da indenização porque as mudanças interferiram significativamente em componentes verificados previamente na vistoria.
Para adquirir o seguro com segurança e ficar por dentro de todas essas informações, o melhor caminho é procurar conversar com corretores de seguros, que são os profissionais mais gabaritados para falar sobre o assunto.