Cada vez mais as empresas e marcas têm entendido a importância de promoções e descontos para a atração e fidelização de clientes. Com isso, a semana do consumidor se mostra mais forte a cada ano.
De modo geral, criada para valorizar os direitos dos consumidores, a se transformou em sinônimo de preços baixos e muitas ofertas. Portanto, saber a data exata do dia do consumidor e a sua semana pode significar economia de tempo e dinheiro.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir sobre tudo o que você precisa saber sobre a semana do consumidor. Conheça o que é e como surgiu e algumas dicas de como aproveitar as promoções nos próximos anos ou preparar sua loja.
Semana do consumidor: o que é?
Conhecida como Semana do Consumidor, a Semana de Proteção ao Consumidor é uma campanha que tem o objetivo de conscientizar a população sobre direitos e transparência relacionados ao consumo.
De modo geral, são 7 dias que englobam o Dia do Consumidor, 15 de março. Com isso, durante grande parte do mundo a semana se transforma em uma espécie de Black Friday, com ótimos preços em diferentes lojas e segmentos.
Portanto, além de ser essencial para estimular o consumo consciente e seguro, a Semana do Consumidor também é uma importante ferramenta para a economia, permitindo que diversas empresas ofereçam brindes personalizados como estratégia para alavancar vendas e fazer com que o dinheiro circule no país.
Os brindes personalizados podem ser uma forma de gratificar e fidelizar os consumidores, agregando valor às suas compras e fortalecendo a relação entre as empresas e seus clientes.
Como surgiu a Semana do Consumidor?
O Dia do Consumidor e posteriormente a Semana do Consumidor teve início em 15 de março de 1962 nos Estados Unidos. Nesse dia, o então presidente americano, John Kenney, realizou um discurso alertando sobre os direitos dos consumidores.
Com isso, abordou temas além dos direitos, como acesso a informações, transparência e direito de escolha. A partir disso, debates sobre o tema se espalharam em solo americano, até que Kennedy enviasse uma mensagem ao Congresso Americano.
Apenas em 1985 a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou o desenvolvimento de novas leis para a melhora na relação de consumo. Portanto, a data escolhida é uma homenagem ao importante discurso do presidente americano.
Dia do Consumidor no Brasil
Já no Brasil, o Dia do Consumidor está presente na Lei Delegada nº 4, de 1962, que tinha o objetivo de garantir a livre distribuição de produtos. Com isso, surgiram diferentes órgãos sobre o assunto, que estimularam a colocação do tema na Constituição Federal.
Sendo assim, sancionada pelo presidente Fernando Collor de Mello, a Lei n° 8.078, deu vida ao conhecido Código de Defesa do Consumidor. Portanto, a partir daquela data, 11 de março de 1991, os consumidores tinham seus direitos resguardados.
Por isso, como uma maneira de padronizar a data, o dia 15 de março é considerado por diferentes países o Dia do Consumidor. O que provocou o desenvolvimento da Semana do Consumidor, promovendo ações de marketing e conscientização.
Semana do Consumidor para as empresas
Assim como grande parte das datas comemorativas e dias especiais, o Dia e Semana do Consumidor se transformaram em ótimas possibilidades de vendas. Por isso, é muito importante que as empresas se organizem para a data.
A partir disso, é possível não só aumentar as vendas durante a semana, promovendo descontos, mas também conquistar novos clientes. Com isso, a Semana do Consumidor passou a ser uma importante ferramenta de marketing.
Sendo assim, auxilia no processo de fidelização de clientes, um dos principais focos dos empreendedores. Desse modo, as ações de marketing desenvolvidas pelas marcas precisam ser direcionadas ao público fiel e também para os novos.
Logo, se você possui um negócio e deseja alavancar suas vendas, é muito importante investir em logística de estoque e treinamento de seus colaboradores. Assim, a sua marca poderá suprir a demanda necessária e conquistar novos clientes.
Invista em produção de conteúdos
Para obter êxito durante a Semana do Consumidor e aumentar suas vendas é muito importante a utilização das redes sociais e sites. Afinal, não se trata de uma data comemorativa, como Natal, logo apresentar ao seu consumidor é essencial.
Desse modo, é muito importante a divulgação de ações da Semana do Consumidor de forma antecipada para que os clientes tenham conhecimento. Com isso, a expectativa gerada vai criar um maior número de consumidores, alavancando as vendas.
Crie promoções e atrativos
De modo geral, a Semana do Consumidor é uma valorização a todos os clientes. Por isso, é muito importante que eles se sintam valorizados, logo, criar boas promoções, tanto para clientes fiéis quanto para os novos, é fundamental.
A fim de proporcionar uma maior atração, desenvolva ações como kits promocionais, brindes, descontos exclusivos e frete grátis. Invista um tempo em planejamento e crie opções que vão fazer os clientes escolherem o seu negócio.
Semana do Consumidor para os clientes
Agora, se você é um cliente e deseja aproveitar as oportunidades da Semana do Consumidor, procure investir em planejamento e estudo prévio. Ou seja, escolha algumas lojas e produtos de desejo e analise o desenvolvimento das ações e preços.
Lembre-se de que a Semana do Consumidor é uma ótima oportunidade para adquirir brindes personalizados e outros produtos com preços especiais, por isso vale a pena pesquisar e comparar as ofertas disponíveis. Aproveite esse período para garantir os brindes personalizados que você precisa e desfrutar de vantagens exclusivas oferecidas pelas empresas participantes.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer um pouco mais sobre como surgiu a Semana do Consumidor. De modo geral, baseada no Dia do Consumidor, 15 de março, tem o objetivo de valorizar os direitos dos consumidores.
Após o discurso do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, nesta data, foram criados diversos debates sobre o tema. Com isso, a ONU determinou a aprovação de novas leis para a melhora da relação de consumo.
A Semana do Consumidor é de suma importância para que as empresas, através de ações de marketing, possam atrair novos clientes. Já para os consumidores é importante para conseguir seus produtos de maneira segura e com preços mais acessíveis.
Agora que você já sabe tudo sobre a Semana do Consumidor, você pode desenvolver um planejamento para o crescimento da sua empresa. Ou, caso seja um consumidor, ficar atento a datas e ações promocionais das suas lojas favoritas.