Se sua caixa d’água está suja, você pode estar correndo risco de saúde, assim como a sua família. Muitas vezes as pessoas negligenciam o perigo da água contaminada, mas não é porque você não pode vê-lo, que ele não existe.
Continue acompanhando este artigo para saber se a sua caixa d’água está suja e o que fazer nesse caso!
Como saber se a sua caixa d’água está suja
Saiba três formas simples de saber se a sua caixa d’água está suja:
- Água com mau cheiro saindo da torneira
- Coloração diferente na água, que deveria ser transparente e cristalina
- Menor fluxo de água, sugerindo um entupimento
Todas essas são formas de perceber se a água está suja sem precisar olhar dentro dela, para ter certeza. Esses são sinais claros de que há algo errado e é necessário chamar a empresa especializada para realizar a limpeza.
A sua não realização implica em riscos para a saúde, através da contaminação por várias doenças. Você saberá mais sobre algumas delas, abaixo.
Água suja traz doenças
Quando a caixa d’água está suja, ela cria um ambiente propício para a proliferação de microrganismos perigosos para a saúde. Ao exemplo de bactérias, fungos e vírus. E, quando uma pessoa tem acesso a essa água, seja mediante o contato ao lavar as mãos, seja mediante a sua ingestão, ela se contamina.
Algumas das doenças que a água suja pode causar são:
- Amebíase
- Ascaridíase
- Cólera
- Dengue
- Disenteria bacteriana
- Diarreia aguda por Rotavírus
- Giardíase
- Hepatite A
- coli
- Esquistossomose
- Febre tifoide
- Leptospirose
- Poliomielite
- Rotavírus
- Salmonela
- Toxoplasmose
Algumas dessas doenças causam um extremo desconforto físico e seus sintomas abrandam com o passar do tempo. Entretanto, outras são extremamente perigosas, podendo levar à morte, como é o caso da Leptospirose.
Ou podem prejudicar muito a saúde de bebês que ainda estão em fase de gestação, fazendo-os nascer com malformações, como é o caso da toxoplasmose.
Portanto, a contaminação da água é algo que precisa ser levado a sério e a limpeza da caixa d’água é essencial para a proteção a saúde.
Como a limpeza da caixa d’água é feita
Se a sua caixa d’água está suja, é necessário partir para a sua limpeza. Existem tutorias que ensinam como fazer isso e, na verdade, é um procedimento bem simples.
Primeiro, é preciso fechar o registro e subir na caixa d’água, levando os devidos materiais para a realização da limpeza. A exemplo da água sanitária, balde e panos. É muito importante não deixar nada para trás, para não ter que buscar depois.
Em seguida, esvazia-se completamente a caixa, até deixá-la seca (os panos ajudam com isso). Nesse ponto, é hora da realização da limpeza completa. Não utilize sabão ou outros produtos químicos, além da água sanitária.
Quando tudo estiver limpo, é preciso adicionar água à caixa novamente, deixando-a com cerca de um palmo de água. A essa quantidade, acrescenta-se aproximadamente de dois litros de água sanitária, a qual repousará por duas horas.
Bordas e tampa da caixa devem receber parte dessa solução. Em seguida, é preciso esvaziar a caixa d’água, permitindo a saída da água pelo encanamento. Isso possibilitará que todo ele seja limpo.
Depois disso, pode-se encher a caixa d’água novamente, mas a primeira água não é potável e deve ser direcionada a outros usos.
Por que contratar uma empresa especializada
Ainda que o procedimento seja relativamente fácil para limpar caixa d’água que está suja, ele é demorado. E, quando uma pessoa se dispõe a fazê-lo, ela corre riscos de quedas de alturas, quedas na caixa d’água e intoxicação por produtos químicos.
Portanto, a opção mais rápida, segura e menos trabalhosa, é contatar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora.