A versatilidade do plástico é bastante conhecida pela população em geral, que vê esse produto sendo aplicado para as mais diversas finalidades.
Entretanto, a verdade é que o plástico é muito mais versátil do que a maioria imagina, principalmente em relação a como ele ajudou a mudar e a moldar o mundo há muitas décadas.
Atualmente, o plástico é visto como um tipo de “vilão” para o meio ambiente e costuma sofrer críticas quando se pensa em sustentabilidade.
Apesar disso, não há como negar que a sua versatilidade foi e é importante para o mundo, desde o comércio até a produção de lona para piscicultura.
Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar tudo sobre a versatilidade do plástico!
O plástico foi importante para o desenvolvimento do cinema
A celuloide foi uma substância que trouxe maior praticidade para a indústria cinematográfica, visto que ela conta com uma grande força e maleabilidade, o que o torna um material extremamente indicado para o cinema.
Esse é um tipo de plástico inflamável que tinha como destaque a possibilidade de vir a ser confeccionado por meio de longas tiras e, além disso, pintado com produtos químicos, e os mesmos mudavam de cor na presença da luz.
Com isso, então, a celuloide tornou-se uma ótima opção para que a indústria do cinema de Hollywood pudesse ampliar sua produção e sua distribuição de filmes.
O plástico teve influência na 2ª guerra
Um outro aspecto pouco conhecido do uso do plástico foi na 2ª guerra mundial, visto que vários tipos de plásticos foram criados por cientistas da área petroquímica entre as décadas de 1930 e de 1940.
O polietileno foi um desses plásticos, sendo que o mesmo teve um importante papel dentro da 2ª guerra mundial, sendo usado no isolamento das longas linhas elétricas, que eram utilizadas pelos radares aéreos nos países aliados.
Com isso, o plástico ajudava na proteção das frotas britânicas, o que teve um papel importante no resultado da guerra.
Além disso, o plástico ainda foi usado de diferentes formas no mundo militar, como o nylon que passou a ser usado para fabricar paraquedas, os capacetes que eram feitos deste material e ainda o acrílico usado em janelas nos tanques.
O plástico permitiu que a música fosse gravada
Com o plástico, foi possível começar a gravar músicas, algo que não era possível até a metade do século XIX, quando as pessoas só podiam escutá-las ao ser tocada de maneira direta nos instrumentos musicais.
A partir da criação do chamado cilindro fonográfico, uma invenção de Thomas Edison, tudo mudou.
Esses cilindros foram responsáveis pela gravação e pela reprodução de sons, entretanto, a mudança realmente aconteceu com o uso do plástico na produção desse equipamento.
Isso trouxe um aumento enorme na vida útil de cada gravação e, assim, foi possível que ela tocasse durante muitos anos.
Após isso, com o plástico, foi possível criar discos de vinil, os cassetes e os CD’s, de modo que a música passou a ser acessível ao público em geral.
O plástico aumentou a higiene nos hospitais
Talvez poucos saibam disso, mas os plásticos foram responsáveis por tornar os hospitais muito mais higiênicos.
Isso ocorreu quando se percebeu que era possível adicionar alguns químicos extras nos materiais plásticos, fazendo com que eles passassem a ser mais maleáveis e elásticos.
As propriedades que o plástico passou a ter o tornaram muito mais perfeito em relação aos equipamentos hospitalares, como tubos de plásticos e as bolsas de sangue, bem mais resistentes e higiênicos, sem contar as seringas descartáveis.
O plástico ajudou a diminuir o desperdício dos alimentos
A versatilidade do plástico pode ser observada em diferentes setores do comércio, inclusive, no segmento alimentício.
Isso porque o plástico ajudou muito a reduzir o desperdício de alimentos, por meio da criação das embalagens plásticas.
Essas embalagens ajudam a proteger e a conservar os alimentos por muito mais tempo, impedindo que eles estraguem, mas também mantendo suas características de sabor e valor nutricional.
A partir delas, é possível que os alimentos durem muito mais nas prateleiras, aumentando assim a sua vida útil.
O plástico para produção de lonas para lagos
A lona para lago é um material feito com plástico que é confeccionado na indústria com o formato de uma bobina grande.
Essa lona é comercializada com a finalidade de ser fixada como um grande painel, ajudando assim a evitar que qualquer tipo de produto venha sair do lago que está protegido por ela, ou entrar no local.
Além do mais, essa lona ainda conta com características como a grande proteção contra os raios ultravioletas e também os ataques químicos, por exemplo.
As lonas plásticas são muito utilizadas, inclusive, na piscicultura, sendo ideal para proteção de tanques nos quais são criados os peixes.
Conclusão
Como visto aqui, o plástico é um material extremamente versátil e pode ser usado nos mais diferentes segmentos.
Neste conteúdo, mostramos como é feita a aplicação deste tipo de material em comércios e na piscicultura, por exemplo, bem como o seu uso revolucionou o mundo há muitos séculos.
O que achou do texto de hoje sobre a versatilidade do plástico?