Você sabe o que é e como funciona a fita de LED? Opção para quem deseja economizar e colaborar com o meio ambiente, trata-se de uma nova forma de iluminar seus ambientes, com muito mais facilidade e versatilidade.
Isto é, se você acabou de comprar um apartamento e quer deixar a decoração com a sua cara, a fita de LED é uma excelente opção.
Assim, para que você possa utilizar mais essa possibilidade para trabalhar a iluminação da sua casa, preparamos esse conteúdo exclusivo, com todas as informações sobre a fita de LED e onde usar. Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, o que é fita de LED?
A fita de LED nada mais é do que o conjunto de pequenas lâmpadas de LED agrupadas linearmente. Assim, ela forma uma tira, onde cada ponto de luz é um LED.
De modo mais técnico, a fita de LED é feita com uma placa eletrônica flexível, onde os LEDs são instalados.
Além disso, esse tipo de fita para iluminação opera em baixa tensão, indo de 12V a 24V. No entanto, vale lembrar que, para funcionar, elas precisam de uma fonte que, em geral, acompanha o conjunto.
Os tipos de fita de LED
Devido à crescente demanda pela fita de LED, é possível encontrar essa fonte de tipos, com diferentes formatos e iluminações. Assim, é bem provável que você já tenha visto fitas de LED em diversas cores.
Além disso, é normal que elas sejam vendidas em diferentes tamanhos, larguras ou mesmo potência, para mais ou menos luminosidade. Em relação às cores, elas podem variar entre as tonalidades mais frias e quentes, ou mesmo em tons de branco.
Outro tipo de fita de LED é a que traz as cores em RGB – Vermelho, Verde e Azul -, oferecendo uma variação de 13 cores em uma mesma fita.
Vale a pena usar a fita de LED?
A resposta é sim! Isso porque essa é uma forma bem versátil e econômica, para quem deseja valorizar a decoração de um espaço. Além disso, existem outros benefícios bem interessantes dessa fita. Confira mais a seguir!
Versatilidade e elegância
Como já destacamos antes, a fita de LED é uma opção bem versátil para usar na sua decoração e iluminação. Isso porque elas cabem em qualquer lugar, podendo ser instaladas discretamente, deixando o local mais elegante.
Assim, você consegue trazer um ar de sofisticação para seu ambiente, com uma iluminação indireta, seja qual for a tonalidade escolhida.
A fita de LED combina com diversos tipos de decoração
Por toda essa versatilidade, a fita de LED combina com, praticamente, qualquer decoração. Seja na sala, quarto, cozinha ou até banheiro, esse tipo de iluminação combina com vários ambientes.
Por essa razão, a iluminação em LED fica bem em decorações sofisticadas, e até mesmo nas ornamentações mais rústicas. Vale destacar que ela também se encaixa perfeitamente em ambientes comerciais e até mesmo industriais.
Não emite raios UV
Outra vantagem da fita de LED é que, além de não aquecer o seu ambiente, ela não produz raios ultravioletas e infravermelhos. Dessa maneira, ela é uma opção mais agradável para não afetar o conforto térmico da sua casa.
Assim, por não apresentar efeitos adversos para a saúde, essa é uma opção melhor do que as lâmpadas convencionais.
Opção ecológica e economia
Ainda podemos citar como benefício da fita de LED, a sua economia em termos de gastos. Isto é, esse tipo de iluminação consome muito menos energia, além de ter uma longa durabilidade, podendo chegar até 10 anos de vida útil.
Além disso, vale também lembrar que esse tipo de fita não utiliza mercúrio ou chumbo na sua composição. Dessa forma, seu descarte não causa tantos danos ao meio ambiente.
Por fim, a fita é produzida com materiais reutilizáveis, o que dá a ela uma sobrevida maior após o uso.
Onde aplicar a fita de LED: dicas para sua decoração
Agora que você já sabe quais as vantagens da fita de LED, o próximo passo é entender como usá-las. Em primeiro lugar, uma das principais dicas para inseri-la na sua decoração é saber onde aplicar.
Confira algumas ideias a seguir!
Aplique a fita de LED no teto
As fitas de LED são sempre uma boa opção para a sua decoração, ornando especialmente com o gesso. Assim, uma boa ideia é criar um teto vazado, com espaço para inserir a iluminação em LED.
Banheiros
Outro bom espaço para aplicar a fita de LED é o banheiro. Uma forma de fazer isso é instalar a fita atrás do espelho, ganhando uma iluminação indireta bem elegante.
Além disso, boxes, tetos e paredes, de forma mais disfarçada, também são opções para usar o LED na sua decoração.
Bancadas e prateleiras
As bancadas e prateleiras, seja na sala ou no quarto, também são opções interessantes para você utilizar a fita de LED. Outra opção é fazer isso na cozinha, ganhando mais iluminação mesmo em períodos com menos luz do sol.
Mais um espaço bem interessante para utilizar as fitas são os locais de home office. Dessa maneira, é possível proporcionar uma boa iluminação para o trabalho do dia a dia.
Fita de LED quente, branca ou colorida?
Por fim, outra dica que vai te ajudar na decoração com fita de LED é saber qual tipo de iluminação usar. Dentre as opções, estão as cores quentes e frias, branca ou colorida.
No geral, tudo dependerá do seu tipo de decoração, e como cada cor combina com o ambiente. As luzes brancas acompanham bem as decorações modernas, especialmente para escritórios, por exemplo.
Já as luzes quentes são mais usadas em casa, como na sala, ajudando a criar um ambiente mais confortável. Por outro lado, as cores frias ajudam a trazer uma sensação de relaxamento, e podem ser aplicadas no quarto.
Conclusão
Deu para notar que a fita de led é um item bem versátil não apenas para a sua decoração, mas também toda a iluminação da sua casa.
Essa é uma excelente forma de ter praticidade e economia na hora de montar uma decoração com a sua cara. A escolha, claro, dependerá do seu projeto e ambiente.
De toda forma, a fita é uma forma econômica e fácil de cuidar da iluminação do espaço, sem tanto trabalho. Além disso, elas são fáceis de trocar, e não exigem muita manutenção. Na dúvida, você sempre pode recorrer a um profissional para te ajudar.