Acompanhe este artigo sobre os fascinantes e super práticos tectos falsos em pladur, e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas, desde a origem até ao preço e qualidades, como também instruções de montagem e usos!
Já alguma vez lhe passou pela cabeça desistir dos seus sonhos?
Para muitas pessoas, comprar a casa dos seus sonhos é o desejo que se vive e revive desde criança até quando nos tornamos adultos.
…Sonhamos que queremos uma casa bonita, espaçosa, com luz e bastante ampla.
…Sonhamos com cada divisão, sonhamos com cada acabamento e decoração.
…Sonhamos com um alpendre e com um jardim.
O que acontece é que nem sempre temos capacidades financeiras para comprar uma casa nova, ou nem sempre a casa que herdamos dos nossos pais está em melhor estado.
Então é aí que colocamos em uso tudo o que aprendemos sobre arquitetura!
Para muitas pessoas, construir uma casa seria o ideal, mas isso torna se impossível dado o clima financeiro atual do país, entendemos também que o nosso poder de compra sofreu imenso e que já não tem a mesma força que um dia já teve.
É aí que surgem os Tectos Falsos em Pladur!
A nossa equipa de designers de interiores trabalhará com você para criar um design que reflita o seu estilo de vida, através de um novo material super versátil, conseguimos ajustar o design às suas necessidades para que possamos construir algo novo, dando uma nova vida ao que é velho.
Recomendo leitura: Tecto falso pladur preço m2
É esse o ponto principal hoje, como construir algo de novo, mas sem destruir o velho, transformando e mascarando assim o que era antigo e dando-lhe uma nova e refrescante cara.
Quando pensamos em arquitetura surgem as construções, renovações e restaurações também devemos pensar em:
- Planeamento
- Matérias primas
- Mão de obra
- Tempo e recursos
Todos nós já entendemos algo que é inevitável na nossa vida, ser finalmente donos de uma casa.
Mais tarde ou mais cedo nós teremos sim que cuidar de uma casa, da sua estrutura ou do acabamento das divisões, da sua limpeza e arrumação, do seu design e decoração…
E será que sabemos o quão importante é encontrar soluções práticas, baratas e inovadoras para tal?
Alguma vez teve a necessidade de encontrar um produto em conta, com isolamento acústico e térmico, mas também decorativo?
Conheça os Tectos Falsos em Pladur!
- Deseja que a o planeamento e aplicação do mesmo seja rápida e fácil, poupando assim o seu tempo e recursos?
- Os Tetos Falsos em Pladur são aplicados e construídos em tempo
record!
- Todos nós já ouvimos falar em tetos falsos de Pladur, mas nem todos conhecemos as suas grande vantagens, e assim muitos se perguntam:
“Como fazer um tecto falso em pladur?”
“Como aplicar um tecto falso em pladur?”
“Como é feita a montagem de tectos falsos em pladur?”
Já imaginou a sua casa completamente renovada com tetos falsos em pladur?
Consegue imaginar a cara dos seus familiares e relativos quando na próxima reunião de família se depararem com a sua casa agora modernizada, estilosa e diferente?
Gostava de poder conhecer todos os benefícios e aplicações dos tetos falsos em Pladur?
Então venham daí comigo porque vou responder a todas as perguntas e você finalmente vai ficar a conhecer a realidade dos Tectos Falsos em Pladur, através deste artigo vamos ficar a conhecer tudo o que precisamos de saber sobre tectos falsos em pladur.
Comecemos por entender…
O que é o Pladur?
- Trata-se de uma estrutura composta por painéis de gesso, laminado ou embutido, com ou sem aditivos adicionados.
- Serve como divisória de parede ou teto
- Fornece isolamento acústico e térmico
- É um material elegante e prático
Na sua origem o Pladur, como é normalmente chamado em Portugal, está bastante enraizado na história do gesso acartonado que se encontra dentro das suas camadas internas e que constitui essas mesmas placas.
O gesso tem sido utilizado na construção ao longo dos séculos, e a cada inovação este material vai mudando a sua forma e assim também mudando a forma como se procedem os acabamentos de divisões, casas e edifícios.
História do gesso
O gesso consiste em uma pasta feita de minerais e água que é aplicada em camadas, com períodos de secagem entre elas. Seu uso como material de construção para levantar paredes remonta a tempos antigos, e muitas das técnicas adotadas pelos povos primitivos ainda são usadas hoje.
Essa técnica se espalhou para ser aplicada em paredes externas na forma de estuque. As civilizações européias usavam gesso para incluir detalhes arquitetônicos decorativos e criar tectos detalhados.
Os romanos usaram a mesma técnica para usar e tratar a cal, acabando por inventar o cimento.
Passando para a era progressiva da América no século 19, quando a expansão urbana criou uma necessidade de materiais de construção convenientes, observamos a invenção da placa de gesso e placa de gesso, substituindo a aplicação monótona e demorada do gesso.
Transição para pladur
Na época de sua criação, o gesso cartonado foi percebido como uma opção que barateava a construção e o tempo de espera, até então inevitável devido à necessidade de secagem do reboco.
As suas propriedades retardadoras de fogo e a sua instalação rápida foram consideradas vantagens por seus primeiros usuários.
No entanto, apesar de suas qualidades inovadoras, sua popularidade não arrancou imediatamente.
Em meados do século, no entanto, com um rápido aumento na taxa de natalidade – e a demanda subsequente por materiais de construção mais acessíveis e eficientes – o pladur tornou-se um material de construção muito popular. Nesse contexto, suas vendas dispararam e ele manteve sua popularidade até os dias atuais.
Dito isto, hoje em dia mais de 47% das casas têm pelo menos uma ou mais divisões com acabamentos em tectos falsos de pladur.
Processo de manufatura
Como vimos, as placas Pladur são tradicionalmente feitas de gesso. Este mineral branco e arenoso é extraído do solo em todo o mundo. O material escavado pode ter diversas aplicações: drywall, giz ou adubo para relva.
Em termos de composição, é precisamente o elevado teor de água que lhe confere resistência ao fogo.
A matéria-prima é misturada com outros ingredientes, como polpa de papel reciclada, para criar uma textura pastosa ou lamacenta. Esse produto é então espalhado em finas camadas entre o que servirá de suporte, que pode ser papel ou fibra de vidro. Concluída esta etapa, o kit para esta finalidade é aquecido em uma câmara de aquecimento para secar e endurecer.
As chapas já endurecidas são então cortadas em diferentes tamanhos visando também diferentes tipos de uso. Normalmente com um metro de largura, podem variar em altura, sendo as mais altas utilizadas para instalações rápidas e sem complicações em paredes mais altas.
A espessura das placas também varia. De 6mm a 16mm, diferentes dimensões de espessura resultarão em diferentes aplicações. Placas mais finas são mais adequadas para paredes curvas ou para adicionar camadas a paredes existentes. Por outro lado, se o objetivo da colocação do drywall for reduzir a penetração do som ou adicionar isolamento a uma parede externa, o mais espesso será a melhor opção.
Decidiu que vai avançar com o projecto de remodelar a sua divisão com tectos falsos de pladur?
Então precisaremos também de entender como é possível fazer a montagem dos tectos falsos em pladur, qual é o processo que devemos seguir e quais os materiais necessários para a conclusão deste projecto.
Será que é realmente fácil aplicarmos os tectos falsos de pladur?
Processo de instalação
O processo de instalação do tecto falso em pladur é relativamente rápido e eficiente. Uma equipe experiente pode fazer isso em pouco tempo. Além disso, por não exigir o uso de aparelhos elétricos ruidosos, é uma instalação com o mínimo de interferência.
As placas são fixadas nas paredes com fixadores específicos e adequados. Uma das vantagens desse material é que ele pode ser montado em praticamente qualquer superfície, desde blocos de cimento até vigas de metal ou madeira. Além disso, graças ao baixo peso, todo o processo é mais fácil e seguro.
Só então as costuras são aplicadas corretamente. Também é aplicado um revestimento para garantir uma aparência lisa e lisa, sem vestígios de pequenas juntas entre as placas. Este revestimento pode ser aplicado em várias camadas, o que garante um acabamento homogêneo e impecável.
Finalmente, a parede será lixada suavemente. Também pode ser texturizado, dependendo do que você deseja no visual final. Nesta fase está pronto para qualquer pintura ou outro tipo de acabamento que escolher.
Reformulando existem várias formas de montagem e com elas várias opções as quais podemos escolher, sendo elas:
- Fixando uma estrutura suspensa diretamente nas vigas ou no teto de gesso.
(Inicie fixando uma estrutura de madeira diretamente nas vigas do teto ou no gesso, para que sirva de suporte. Tenha atenção em usar as buchas certas. Lembre-se que as vigas do teto devem ter alturas diferentes. Ao fixar os suportes de madeira certifique-se que o faz mantendo 40cm de distância entre os mesmos. Os painéis do teto falso de pladur serão depois aparafusados à estrutura de madeira)
- Fixando a estrutura suspensa diretamente nas vigas.
(Tal como na primeira opção fixe os suportes com a distância de 40cm entre si e certifique-se que todos estão à mesma altura)
O passo seguinte vai ser decidir a altura do nosso novo teto falso em pladur, meça desde o chão até onde pertence e marque os cantos com um lápis, após este passo podemos fixar as escoras aos suportes no teto.
Geralmente os painéis têm uma largura de 60cm, se colocar as escoras com intervalos de 60 cm os painéis do teto falso de pladur deverão encaixar perfeitamente.
De seguida fixamos os suportes de parede e as partes da estrutura, colocamos o isolamento, fixamos a primeira linha de painéis ao teto (cortando-os pela medida correta) e assim finalizamos com o acabamento das juntas e das bordas.
Existe hoje em dia mão de obra qualificada para todas estas tarefas, desde a construção destes painéis de pladur até ao planeamento e respetiva montagem de estruturas, a novidade é que com os avanços informáticos e técnicos de hoje em dia, temos projectos que são planeados em 3d o que nos ajuda a conseguir atingir remodelações em tempo record!
Com o crescimento exponencial do uso deste material inovador que é o pladur para vários tipos de acabamentos e decoração, entendemos também que o mercado hoje em dia está bastante competitivo, e que os preços são bastante razoáveis comparando com os preços de há 10 anos atrás.
Já entendemos como proceder, mas para chegar ao planeamento e montagem antes teremos que avaliar as restantes qualidades e benefícios deste tão inovador material de construção que são os tetos falsos em pladur.
Então agora segue-se a pergunta de ouro:
O preço deste material inovador? É atrativo?
O nosso gerador de preços de tetos falsos em Pladur indica que existem no mínimo quatro tipo de painéis de Pladur, cada um com uma aplicação diferente, que também nos indica como são feitos e qual o seu verdadeiro propósito e particularidade para cada situação em específico, variante que se pode refletir no seu preço por m2:
- Hidrófugo – Entre 2.97€ e 6,13€
- Standard – Entre 1.91€ e 5,03€
- Resistente ao fogo – Entre 3,21€ e 5,21€
- Alta dureza- Entre 7,49€ e 8,51€
Como podem averiguar existem várias aplicações baratas para este produto inovador, mas não se trata apenas destes valores pois surge também a necessidade de calcular a mão de obra para a instalação.
Quanto é o preço por m2 de tetos falsos em Pladur e a sua respectiva instalação?
- Em média 25€ por m2
- Este preço pode variar dependendo do tipo de de Pladur, e também varia com a dificuldade de acesso ao espaço onde se quer meter o pladur, podendo assim variar entre 10€ a 45€ por m2
E qual é o peso de tetos falsos em pladur?
O peso dos painéis varia entre:
- 5,8 kg
- 7,9 kg
- 10,2 kg
- 12,1 kg
Depois de todas estas informações mais técnicas vamos passar ao que o trouxe verdadeiramente aqui.
Pensando em remodelar a sua casa?
Já aprendeu como montar um tecto falso em pladur, e será que isso o deixou pensativo?
Que divisão da sua casa você acredita precisar mais da sua atenção?
Já está na hora de deixar de se perguntar como fazer tectos falsos em pladur, ou como aplicar os mesmos, este artigo está cá para o ajudar.
Hoje você ficará finalmente esclarecido sobre o seu futuro projeto!
Vantagens do pladur
Existem boas razões para a popularidade do gesso cartonado como material de construção. Sua praticidade e benefícios aliados ao seu baixo preço e alta versatilidade fazem dele uma excelente escolha.
De fato, existe uma ampla gama de possibilidades para seu uso. Pode ser utilizado para completar uma divisão inteira, para criar barreiras entre divisões ou para cobrir um tecto já antiquado, conferindo-lhe um aspecto suave e harmonioso.
Noutro aspecto, a aplicação de gesso cartonado em paredes exteriores é uma grande ajuda na protecção contra algumas intempéries. Pode ajudar no condicionamento do ar, mantendo a temperatura controlada ou reduzindo os danos causados por fatores externos à edificação.
A sua densidade também tem o efeito de reduzir a carga sonora, bloqueando a passagem de sons exteriores para o interior da casa, impedindo a projeção de eco ou som entre as divisões.
A resistência ao fogo é uma das vantagens mais importantes da placa de gesso cartonado. Essa resistência à chama naturalmente ajuda a retardar a propagação de um possível incêndio, tornando a casa mais segura. Se esse é um ponto importante, você pode encontrar algumas pranchas específicas feitas de materiais especialmente desenvolvidos para serem ainda mais resistentes a essa eventualidade.
Por outro lado, está localizado numa zona húmida? Pladur também ajuda a absorver a umidade que eventualmente fica presa entre as paredes, resultando em uma redução significativa de mofo e bolor em sua casa.
Além da durabilidade das placas, também é importante mencionar a facilidade de reparo. Pequenos chutes ou arranhões podem ser reparados com alguns materiais simples. Se a área danificada for extensa, um especialista neste tipo de instalação poderá substituir apenas a placa relevante sem perturbar o resto da parede.
E por último, a verdade é que a aplicação de gesso cartonado dá um óptimo aspecto. Além de esconder fios e cabos feios, oferece um visual liso e polido que pode ser finalizado de várias formas.
Quais são as divisões onde podemos fazer alterações com tetos falsos de pladur?
- Sala
- Corredor
- Cozinha
- Quarto
- Hall de entrada
Todas as divisões da sua casa podem ganhar uma nova vida com a ajuda dos tectos e acabamentos falsos em Pladur, material este inovador e de rápida aplicação e montagem!
Dentro das suas grandes inovações, este produto permitiu que casas antigas e velhas ganhassem uma cara moderna e contemporânea com a aplicação de tetos falsos em Pladur.
A sua aplicação também nos permite:
- Maior facilidade de aplicação de luzes
- Criar detalhes ornamentais precisos
- Integrar ar condicionado e ventilação
- Atingir alturas distintas
Conclusão
O gesso percorreu um longo caminho desde sua antiga aplicação em paredes e tetos. Com a invenção do gesso cartonado, tornou-se um material muito acessível e com muitas vantagens que o tornam uma escolha fantástica nas mais diversas situações.
Como quer que você chame, pladur ou gesso cartonado tem vantagens óbvias. Com a sua fiabilidade consistente, este material irá tornar-se um pilar na indústria da construção, evidenciado pela crescente inovação na sua tecnologia e técnicas de instalação – confirmando que os tectos falsos em pladur vieram para ficar.