Ter um blog corporativo é uma ótima forma de elevar sua estratégia de marketing industrial B2B no meio digital. Afinal, mesmo nesse mercado, é importante desenvolver um relacionamento de confiança com o cliente, pois assim, as chances de fechar negócios são maiores, indo além da presença nas redes sociais e nos e-mails diários, permitindo criar um plano de comunicação com a agência B2B, que ofereça conteúdos mais densos e educativos.
A boa notícia é que é possível criar um blog corporativo para as empresas das mais diferentes áreas de atuação. Mas, mesmo assim, sabemos que nem todo mundo entende sobre as vantagens dessa ação, causando dúvidas se realmente vale a pena. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com os principais benefícios em ter um blog para empresas B2B.
Atração de leads
Uma das principais vantagens em ter um blog corporativo é a facilidade de atrair leads. Afinal, para conquistar novos clientes, você precisa criar uma estratégia com ações concretas para aproximá-los e apresentá-los ao seu negócio. Nesse sentido, um blog bem estruturado, com conteúdos de qualidade e que geram valor para o público-alvo, é uma ótima forma de atrair leads para seu site.
Contudo, é válido reforçar que o trabalho deve ser constante, com postagens frequentes e com a periodicidade adequada. Nesse sentido, é primordial ter um cronograma de postagens com assuntos variados, além de sempre divulgá-los nas redes sociais da empresa.
Público qualificado
Não podemos deixar de lembrar ainda que ao criar um blog corporativo, você consegue educar e orientar seu público, o que garante maior qualificação. Para isso, crie posts que mostrem que você é autoridade nos produtos e serviços que vende, explicando processos, curiosidades, além de tirar dúvidas comuns que as diferentes personas de sua marca podem ter.
Não se esqueça ainda que as técnicas de SEO para otimizar o rankeamento do site e as taxas de conversão dos blogs postos são fundamentais. Contudo, nem sempre essa tarefa é simples, sendo indicado contar com a ajuda de profissionais especializados no ramo.
Crescimento da base de dados
Outra vantagem de ter um blog B2B é que ele ajuda a aumentar sua base de dados. Isso porque, conforme você produz conteúdos interessantes e relevantes, também é possível impulsionar a jornada de compra do lead e melhorar suas taxas de conversão. Inclusive, uma boa estratégia para ter informações confiáveis sobre seus clientes potenciais é incluir um campo de cadastro no Blog para que os interessados recebam sua newsletter. Como consequência, eles também poderão receber ofertas exclusivas, permitindo que você entenda melhor sobre seu perfil e preferências. Com isso, seus conteúdos e anúncios serão cada vez mais direcionados.
Maior movimentação nas redes sociais
Por fim, mas não menos importante, com uma estratégia bem feita, é possível potencializar o marketing digital B2B. Afinal, o trabalho em conjunto entre Blog e redes sociais ajuda a receber mais tráfego e novas visitações, assim como divulgar conteúdos mais qualificados para os seguidores.
Sendo assim, o plano de social media deve servir como um complemento, pois com ele é possível aumentar a interação com o público-alvo e entender quais os tipos de conteúdo que os visitantes desejam ver em seu blog corporativo.
Então, como você viu, o blog B2B é um canal muito importante para o planejamento de comunicação de qualquer marca. Afinal, por meio dele é possível orientar e educar seu público, assim como aumentar o número de visitantes em seu site. Portanto, não deixe de contar com a ajuda de especialistas no assunto para criar uma estratégia sólida e adequada para seu negócio.