Hoje, os conteúdos visuais estão super em alta. Seja uma selfie com seus amigos ou um vídeo com seu pet, o impacto é absurdo!
E justamente por isso que diversas marcas estão integrando como sua estratégia de marketing no Instagram, especialmente em razão das altas taxas de engajamento.
Além disso, é uma ferramenta ideal para captar e reter a atenção de seu público-alvo.
O Instagram permite não somente se comunicar com as pessoas e ganhar visibilidade, mas abre portas para que sua marca seja conhecida e alcance seus potenciais clientes.
Portanto, continue a leitura e descubra como colocar em prática as melhores estratégias de marketing no Instagram!
Como fazer um bom marketing no Instagram?
Um bom marketing no Instagram começa com um bom perfil, além de ter um feed estético, criar boas legendas, escolher as hashtags certas, usar stories e desenvolver uma comunidade.
Vamos ver então cada uma dessas estratégias?
Seu perfil profissional
O primeiro passo é mudar o seu perfil pessoal para profissional, para ajudar a melhorar sua presença online e atrair seus clientes.
Para isso, você deve:
- Utilizar uma bio atrativa: deve ser ao mesmo tempo interessante e informativa;
- Link para seu site: indique o link para seu site no espaço sob a descrição. E é crucial inserir o link para sua estratégia.
Ter um feed estético
Faça do Instagram sua vitrine, principalmente porque 67% do total dos consumidores se baseia nas imagens dos produtos antes de decidir comprar.
E não se esqueça de valorizar a identidade de marca, dando o tom e a personalidade que você deseja transmitir no conteúdo passado.
Veja o que no seu produto ou marca atrai mais sua audiência, e reflita isso por meio dos diferentes conteúdos.
Uma dica é estudar o conteúdo dos seus concorrentes e ter uma ideia do que eles estão fazendo, pois te ajuda a se posicionar melhor no mercado.
Criar um bom marketing no Instagram com boas legendas
Da mesma forma que as pessoas se perguntam como comentar muito no Instagram e não ser bloqueado, quem está lançando uma estratégia de marketing na plataforma, também não sabem como criar uma legenda.
Saiba que as legendas são uma das chaves para atrair novos clientes, mas não é fácil encontrar uma boa descrição para a sua imagem.
Por isso, confira umas dicas que podem ajudar:
- As legendas devem ser curtas, mas agradáveis;
- Dedique um tempo para criar uma legenda para cativar seu público;
- Agregue valor ao texto a fim de deixar a imagem mais atraente.
Escolher as hashtags certas
As hashtags são utilizadas para permitir aos usuários de seguir o conteúdo que eles pesquisam.
Você deve utilizar as hashtags de forma estratégica a fim que mais usuários possam encontrar suas publicações ao longo de sua pesquisa.
Veja algumas práticas que você pode utilizar:
- Utilize menos de 15 hashtags em cada mensagem;
- Selecione algumas hashtags frequentemente pesquisadas;
- Integre hashtags exclusivamente pertinentes para seu público;
- Crie hashtags personalizadas.
Usar Stories
Os stories permitem que você se conecte emocionalmente ao seu público e trazer um significado ao conteúdo que você publica.
Nesse sentido, o Instagram oferece a melhor plataforma para postar stories que proporcionam credibilidade à sua marca.
Agora, um conteúdo aleatório e desconectado pode gerar confusão, tome muito cuidado com o que você vai publicar.
Caso você encontre alguma dificuldade, o melhor a fazer é contar com uma empresa de tráfego pago, pois são especialistas em marketing para o Instagram.
Desenvolver uma comunidade
Cuidar da sua imagem de marca é garantir uma comunidade fiel e engajada.
Porém, como tudo muda muito rapidamente no Instagram, é provável que seu conteúdo fique ultrapassado e não seja visualizado.
A única maneira de mudar isso consiste em inserir hashtags nos seus posts no Instagram.
De fato, as hashtags têm um papel importante para colocar sua empresa diante de diferentes comunidades no Instagram.
Além disso, você pode pensar em convidar seus clientes existentes para compartilhar seus produtos ou serviços, e assim, eles se tornam embaixadores da marca.
Por fim, uma outra maneira de criar uma comunidade engajada consiste em compartilhar as fotos marcadas dos seus seguidores no seu perfil do Instagram.
Conclusão
Quando se trata de como fazer um bom marketing no Instagram, você viu que é um conjunto de estratégias e para obter melhores resultados, o ideal é fazer uma combinação de todas.
E lembre-se de estar atento às tendências para que sua marca fique sempre na memória de seus potenciais clientes!