O Pinterest oferece contas profissionais e muitos recursos para ajudar você a tirar o máximo proveito dele. Mas com tanto conteúdo transmitido diariamente na plataforma, obter tráfego orgânico fica cada vez mais complicado. Então, como gerar tráfego através do Pinterest?
De fato, você sempre pode comprar visitas para sites para acelerar o crescimento dele, mas não há nada melhor do que conseguir tráfego gratuito a longo prazo.
Para ajudar você a entender como gerar tráfego através do Pinterest, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Como gerar tráfego através do Pinterest?
O Pinterest é uma ótima ferramenta quando se trata de desenvolvimento de tráfego. Se você não conseguir gerar visitas suficientes ao seu site, o Pinterest o ajudará.
Especialmente porque os temas são muito representados e muito fortes em termos de taxas de cliques: decoração, moda, beleza, web marketing, culinária, viagens…
Mas então, como você explica que o Pinterest é tão poderoso para direcionar tráfego, enquanto o Facebook e o Instagram parecem mais focados no engajamento?
A primeira razão é o algoritmo. De fato, o algoritmo do Facebook e Instagram é cada vez mais poderoso, mas também restritivo. O Pinterest, graças a uma estratégia de compartilhamento, pode aparecer quando o conteúdo de outras pessoas é apreciado.
E, no entanto, é assim que o Pinterest funciona. Quanto mais pinos você tiver em um tema (que pertence a você ou ao de outros criadores de conteúdo), maior a probabilidade de ver seu conteúdo apresentado a um grande público.
Especialmente porque a operação do algoritmo do Pinterest é por temática e palavras-chave. Portanto, se um conteúdo for muito apreciado, cada vez mais pessoas vão o ver.
E essa é a mágica do Pinterest.
Não há necessidade de curtir seu produto, seu serviço ou sua página. São as estratégias de pinos e palavras-chave que permitirão apresentar seu conteúdo a um novo público.
Outra vantagem do Pinterest: um alfinete no Pinterest tem uma vida útil de 3 meses, quando uma postagem no Facebook geralmente dura 24 minutos. Ou seja, estamos falando de tráfego de longo prazo.
Mas, o tráfego ainda está direcionado no Pinterest?
Na verdade, a pergunta certa seria: mas como conseguir direcionar o tráfego do Pinterest e assim, potencialmente (e mesmo sem querer) alcançar os 200 milhões de usuários?
Bem, é bastante normal fazer essa pergunta a si mesmo, mas temos uma resposta que também deve agradá-lo. De fato, o Pinterest é o equivalente a uma nova máquina para gerar tráfego, mas não é seu único ativo.
O Pinterest tem uma vantagem significativa na melhoria do seu SEO. Você deve estar se perguntando: “estávamos falando de tráfego e agora vocês falam de SEO, o que uma coisa tem a ver com a outra?”
Sua estratégia no Pinterest é baseada nas mesmas regras do seu SEO. Ou seja, é necessário trabalhar suas palavras-chave em suas postagens, em seus alfinetes e em suas descrições.
Por exemplo, se você tem como principal objetivo vender produtos para a casa, uma palavra-chave interessante para destacar seria: aspirador de pó potente.
Por isso, você irá criar um pin com uma bela imagem, com uma descrição coerente e um link que leve o público até a compra do produto.
Lembre-se que na descrição ou na imagem do pin você deve agregar valor ao público para que ele possa confiar e acreditar em você.
E é aí que o SEO desempenha um papel de liderança em sua estratégia. Se você deseja se posicionar no Pinterest para expandir seus negócios, escolha palavras-chave, termos, postagens e pins de outros criadores de conteúdo com base na sua personalidade.
Dessa forma, você poderá reorientar o assunto e ter uma audiência que não vem de todo o mundo ou de todos os temas.