O processo de vendas no modelo de negócios B2B (Business to Business) requer uma estratégia de comunicação empresarial sólida e robusta. Só quem trabalha nesse ramo sabe que a jornada de decisão de compra é muito mais complexa e, por esse motivo, é crucial contar tecnologias para impulsionar o marketing B2B.
Neste artigo, explicamos como construir estratégias de vendas B2B por meio do uso de software CRM WhatsApp, para fazer o seu negócio crescer e atender às altas expectativas dos clientes. Vem com a gente!
Os benefícios de usar um software CRM WhatsApp no marketing B2B
Como iniciamos este texto, os desafios no negócio B2B são bem mais profundos que no segmento B2C (Business to Consumer). A começar pelos ciclos de compras que podem ter até 17 interações até a empresa fechar o negócio. Sem contar que o processo envolve a participação de três ou até mais stalkholders na decisão.
A partir daí você consegue imaginar a importância de se construir um bom relacionamento com o cliente. No entanto, apostar somente nos métodos tradicionais de atendimento não é mais uma opção viável. Para garantir o crescimento da empresa e a satisfação do cliente, é preciso contar com um software CRM WhatsApp nas estratégias de marketing B2B.
Inclusive, dados da Gartner apontam que no próximo ano, 80% das interações de vendas B2B devem ocorrer em canais digitais. Isso já é motivo suficiente para investir em tecnologias avançadas de geração de leads. Mas se você procura mais razões, veja abaixo outras que irão te convencer:
- Visão 360° dos seus clientes: um gestor do segmento B2B precisa ter uma visão completa da jornada do cliente. O CRM WhatsApp fornece um panorama de cada cliente, desde o primeiro contato até a última compra. Isso é essencial para deixar a comunicação empresarial mais estruturada, organizada e consistente.
- Qualificação precisa de leads: as negociações B2B exigem o gerenciamento cuidadoso das informações dos clientes, porque qualquer oportunidade é unica para fechar um negócio. A ferramenta CRM WhatsApp é perfeita na geração de leads porque identifica aqueles mais promissores com base em critérios confiáveis.
- Análise de dados: outra facilidade é a coleta de dados e a geração de relatórios e indicadores de desempenho em tempo real. Isso ajuda na identificação de oportunidades e melhorias nas estratégias de vendas B2B.
Personalização no centro de tudo
Além de oferecer a segmentação do público, o CRM WhatsApp também proporciona ao marketing B2B a personalização em larga escala. Pode parecer um pouco contraditório reunir as duas palavras “personalização e larga escala” na mesma ideia, mas é isso mesmo que você leu.
Mesmo com uma base ampla de clientes, é possível personalizar a mensagem de acordo com o perfil e preferências de cada pessoa, garantindo que ela se sinta valorizada e lembrada por seus interesses pessoais.
Nutrição de leads
Na comunicação empresarial, a nutrição de leads é peça-chave para manter o relacionamento com potenciais clientes sempre constante e orgânica. O CRM WhatsApp traz um leque de oportunidades para a criação de campanhas de nutrição para cada lead, independente de sua fase no estágio de compra.
Logo, é possível enviar conteúdos relevantes como blog post, enquetes, vídeos e outros recursos que têm capacidade de manter seu público envolvido.
Fidelização do cliente
Com a comunicação mais fluída e direcionada, o CRM WhatsApp consegue coletar mais informações relevantes do cliente a cada interação. Isso cria um canal mais aberto para o diálogo e feedbacks, garantindo uma compreensão maior das necessidades, expectativas e desafios de cada pessoa.
A longo prazo, essa estratégia de vendas B2B possibilita a antecipação de ações que vão ao encontro dos desejos do cliente, ajudando na fidelização do mesmo.
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Como um chatbot para WhatsApp Business pode melhorar a eficiência das campanhas de marketing B2B?
O que você viu até agora foram as vantagens de adotar um CRM WhatsApp no seu negócio B2B. Mas chegou o momento de entender também como a implementação do chatbot para WhatsApp Business pode manter a sua empresa mais competitiva e à frente no mercado.
Afinal, o WhatsApp comercial se tornou uma das ferramentas mais úteis para as empresas manterem o contato com o cliente de forma instantânea. De maneira geral, a plataforma é também uma das preferidas pelos usuários por sua facilidade de uso. A seguir, vamos listar a importância de investir na ferramenta integrada com chatbot:
- Atendimento a qualquer hora do dia ou da noite: um chatbot permite a disponibilidade 100% integral da sua empresa ao cliente, mais conhecido como o famoso atendimento 24/7. É possível programar mensagens automáticas para responder às perguntas mais frequentes dos clientes ou mesmo organizar um fluxo de comunicação empresarial consistente em ações estratégicas.
- Automação de tarefas repetividades: vamos combinar que no marketing B2B, tempo é dinheiro. Portanto, adotar um chatbot no WhatsApp ajuda a eliminar tarefas repetitivas liberando a equipe para tratar de negociações mais estratégicas e robustas.
- Histórico de conversas em um único lugar: investir em ferramentas de CRM com chatbot WhatsApp possibilitam a coleta do histórico de interações com os clientes em apenas um único lugar. Isso facilita, inclusive, a troca de informações entre as equipes de vendas e marketing, que terão o acesso integrado e disponível para consultas.
Tenha um objetivo antes de usar um chatbot para WhatsApp comercial
Como em qualquer ferramenta, definir um objetivo é essencial antes de começar a enviar mensagens para os clientes. Tenha em mente qual é a prioridade da sua empresa no momento: melhorar o atendimento ao cliente? Aumentar a geração de leads? Automatizar tarefas específicas?
Vamos supor que você tenha uma empresa de tecnologia que oferece soluções B2B e o seu objetivo é capturar leads. Uma sugestão viável é criar uma estratégia de marketing B2B com webinars e eventos online para incentivar os participantes a enviarem mensagem para o WhatsApp solicitando materiais adicionais. Dessa maneira, você consegue coletar informações básicas dos leads como nome, e-mail e empresa, para depois traçar estratégias de engajamento.
Implementando o cross-selling nas estratégias de vendas B2B
Uma das estratégias de vendas mais utilizadas pelas empresas é o cross-selling, uma técnica baseada em ofertar produtos ou serviços complementares aos que o cliente já está comprando. Por meio do chatbot para WhastApp Business, você pode criar sugestões de compras relacionadas ao histórico de compras e preferências do cliente.
Vamos exemplificar: após uma venda de um software de gestão de projetos, o chatbot pode oferecer um serviço complementar como treinamento ou consultoria por um ano para auxiliar a empresa na adoção e utilização da ferramenta.
Outro exemplo é um negócio de comunicação que pode oferecer, por meio da plataforma, serviços adicionais como atendimento à imprensa, criação de conteúdo digital e pacotes de media training para porta-vozes da empresa.
Monitoramento como chave para melhorar a integração do chatbot para WhatsApp
Para finalizar, a nossa sugestão é acompanhar regularmente o desempenho do chatbot a partir das campanhas de marketing B2B. Ou seja, analise cada etapa das conversas com os clientes, identifique os pontos de melhoria e faça ajustes contínuos para otimizar a operação da plataforma no dia a dia da empresa.
Seguir essas melhores práticas garantirá que o seu negócio B2B cresça e conquiste a confiança dos clientes. As novas tecnologias disponíveis no mercado existem para serem usadas a seu favor, por isso, aproveite e veja como elas podem revolucionar as vendas da sua empresa!