A moda feminina possui muitos tipos de calça, e todas elas deixam o look muito mais estiloso. Elas se tornam peças extremamente versáteis, e podem combinar com outros elementos para deixar o visual adequado e transitar em qualquer ocasião, seja da mais casual à mais formal.
Conhecer cada um dos modelos é a chave para ter visuais incríveis e estilosos. Por isso, saiba mais nesse artigo como combinar corretamente as peças e como elas podem ser usadas no dia a dia para arrasar!
Quais são os tipos de calça que estão em alta?
Por muito tempo, os modelos de calça mais comuns entre as mulheres tinham um toque mais ajustado ao corpo, na qual a skinny era uma das mais utilizadas. O modelo geralmente aparecia em cintura alta ou regular, acima do umbigo, e além de ter um toque mais justo, também tinha detalhes e aplicações.
Com a chegada de uma estética mais confortável, conhecida como comfy, especialmente depois da pandemia, os tipos de calça com modelagem mais ampla ganharam espaço, e seguem em alta no mundo da moda, como a calça cargo, jogger e wide leg.
Para você conhecer detalhadamente, separamos uma seleção exclusiva de calças com modelos super modernos e estilosos para todos os gostos. Desde opções mais sóbrias, curingas no guarda-roupa, até as mais marcantes, para quem gosta de um toque de criatividade e personalidade nos looks.
A seguir, vamos falar sobre cada uma delas, veja:
Calça cargo
A calça cargo se caracteriza por ser utilitária e muito funcional, pois sua marca registrada é a modelagem mais ampla e os bolsos quadrados nas laterais, que tornam a peça ainda mais útil.
Vale ressaltar que seu uso começou na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Os soldados faziam uso da peça e os amplos bolsos eram usados para carregar munição, o que facilitava o manuseio das armas.
Com sua pegada casual e urbana, a peça combina com tênis e camiseta branca ou cropped, ideal para o dia a dia. O uso da terceira peça como uma jaqueta jeans oversized ou jaqueta bomber pode complementar o look.
Os acessórios como os colares, além de bolsas transversais, são a pedida para deixar esse look ainda mais autêntico e criativo, o que super combina com estéticas esportivas e casuais.
Calça jogger
Assim como o modelo cargo, a jogger é mais uma entre os tipos de calça que se caracterizam pelo toque esportivo, confortável e básico, o que combina com as mais diversas peças encontradas no guarda-roupa feminino.
O modelo é marcado pela presença dos elásticos na cintura, geralmente com cordões de regulagem, e no tornozelo, o que traz destaque para o calçado usado.
A calça jogger pode transitar entre as estéticas com muita personalidade e pode ser combinada com uma sandália de tiras e salto fino com um cropped, acessórios em dourado e um blazer de alfaiataria alongado, o que traz um visual marcante e ultra moderno, ou ainda pode compor o visual básico com um moletom, shoulder bag e tênis de cano médio.
Calça alfaiataria
A alfaiataria é clássica e compõe os estilos mais tradicionais com looks formais, regados a peças clássicas do guarda-roupa feminino. Mas, isso não quer dizer que ela não pode receber outros elementos que a tornem menos formal.
O uso da peça pode ser combinado com um tênis branco clássico e camiseta branca, com acessórios em metal delicados ou mais robustos a depender do que deseja comunicar.
Além disso, camisas sociais brancas com scarpin preto ou nude também são essenciais para a combinação, com este que é um dos tipos de calça mais utilizados na moda feminina.
Calça reta
A modelagem reta é uma calça básica e atemporal, pois ela está sempre pronta para compor looks em diferentes ocasiões e com as mais variadas peças. O modelo é uma opção inteligente para aqueles tipos de calça com a modelagem mais ajustada e tradicional.
Por conta de sua versatilidade, o modelo pode ser alinhado tanto com um mocassim tratorado, um scarpin clássico ou um tênis branco com direito a uma camisa social, um cropped ou uma camiseta branca — os três modelos, inclusive, podem ser combinados com os calçados apresentados. Mix de colares, brincos de argola e pulseiras complementam o look com charme e estilo.
Calça baggy
Velha conhecida no mundo da moda, a baggy é mais um entre os tipos de calça que possui modelagem mais ampla, pois se caracteriza por ter um cós mais alto e amplitude em seu comprimento. O modelo foi muito utilizado entre os anos 70 e 80 e pode ser combinado com diversos elementos da moda.
Entre as dobradinhas mais comuns, estão o uso com croppeds e camisetas, além do uso da terceira peça, com direito a jaquetas jeans, couro e bomber. Nos pés, o uso de tênis, botas e mocassins são a pedida para complementar o visual.
Calça wide leg
Conhecida como “calça de shopping”, a Wide Leg ganhou popularidade especialmente depois da pandemia, ao viralizar looks com cropped e tênis casual.
A wide leg se caracteriza por ser ampla e reta, e a amplitude da calça é um ponto-chave, especialmente próximo à barra, o que traz conforto e modernidade.
É muito versátil e pode ser usada em diferentes ocasiões, desde as mais casuais, com tênis cropped e pochete, ou até mesmo ocasiões mais alinhadas, onde a camisa social, mocassim e blazer são bem-vindos.
Calça pantalona
Diferente da calça wide leg, a pantalona, além de ser um dos tipos de calça com modelagem mais folgada, possui amplitude desde o cós até a barra, o que traz bastante movimentação e um toque mais confortável ao vestir.
A pantalona combina com os mais diferentes elementos de moda e transita entre as estéticas mais descoladas e fashionistas, além das mais clássicas e modernas.
O uso de cropped, jaqueta jeans e tênis são algumas opções na hora de montar uma composição com o uso da peça.
Calça mom
A Mom jeans é um clássico dos anos 90 e se destaca por sua modelagem ampla e confortável, o que é mais uma opção entre os tipos de calça para quem não abre mão da praticidade ao se vestir sem deixar o estilo de lado.
A peça é básica e conversa com peças que seguem essa estética, entre as mais utilizadas estão as camisetas, tênis, cropped e jaqueta.
O uso de blusas de moletom, mocassins tratorados e camisas sociais podem trazer um toque moderno à composição.
Os tipos de calça são muitos e cada um deles pode tornar as combinações ainda mais charmosas. A base para isso é conhecer o estilo pessoal e associar a construção dos looks a um toque de personalidade através das cores e elementos utilizados para compor o visual.
Quais são tipos de calça de acordo com o caimento da cintura
O caimento da calça é um fator determinante para definir o nível de conforto de quem vestirá a calça e por isso precisa ser considerado na hora de escolher um modelo. Por isso, ao comprar uma calça, experimentar o modelo é fundamental.
Além disso, é preciso considerar a ocasião onde a peça será usada a fim de escolher a altura de calça ideal para o evento. Confira um pouco sobre os tipos de caimento e acerte na hora de escolher uma calça:
- Calça cintura alta: A calça de cintura alta possui um toque mais elegante e sofisticado, pois alonga a silhueta e torna a composição mais confortável. Modelos como wide leg, alfaiataria, baggy e mom costumam ter esse caimento e por isso são tão populares. A alfaiataria, além do conforto, traz o toque clássico do estilo tradicional;
- Calça cintura média: A cintura média é atemporal e se caracteriza por ser na altura do umbigo. Também possui conforto e as calças jogger e reta costumam ter esse tipo de caimento como destaque;
- Calça cintura baixa: A cintura baixa é um clássico dos anos 2000 e recentemente voltou ao mundo da moda. A calça cargo e a calça reta podem aparecer nesse tipo de caimento, que valoriza a barriga e é geralmente utilizada com peças mais ajustadas.
Conhecer o caimento de cada calça é essencial na escolha do modelo correto. Por isso, a dica é vestir a peça e sentir como ela se comporta no corpo, considerando sempre a essência pessoal e principalmente a ocasião onde ela será utilizada.
Para escolher o modelo ideal, a dica é experimentar os tipos de calças e perceber como está o caimento no seu corpo, a fim de escolher a que mais valoriza e harmoniza com sua personalidade e estilo. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!
Leia também: O que é moda minimalista infantil?