O e-commerce, mais popularmente conhecido como negócio digital, vem ganhando um enorme espaço tanto pela facilidade quanto pelo baixo custo em manter um.
No entanto, mesmo que empresas optem por vender os seus produtos ou serviços no formato digital, devem se atentar e estudar o seu mercado para ter lucratividade.
O cupom de desconto é um importante recurso criado pelo marketing digital, que potencializa as vendas de determinada empresa oferecendo desconto em seus produtos.
Entretanto, utilizar desta ferramenta requer um estudo do nicho, e principalmente verificar quais estratégias que são eficientes na hora oferecer um bom cupom de desconto.
Para saber mais como lucrar no digital oferecendo cupom de desconto, continue com a leitura até o fim.
Como o cupom de desconto pode ser lucrativo no digital?
O cupom de desconto é uma importante ferramenta de marketing que consiste em disponibilizar preços e vantagens atrativas na hora de obter algum produto.
Através de um código digital, geralmente contendo números e algumas letras, alguns produtos podem ser comprados por preços mais baixos.
No entanto, para cada negócio existe uma estratégia diferente a ser abordada. Algumas categorias podem conter frete grátis, desconto na segunda peça, 50% de desconto.
Dessa forma, a depender do que será comercializado, o lojista pode ofertar uma ou mais formas de cupom de desconto em seus produtos.
Quais as vantagens de oferecer esse serviço?
As vantagens de oferecer cupom de desconto são muitas e trazem benefícios tanto a longo quanto curto prazo.
Confira as principais vantagens em oferecer cupons de desconto:
- Oferece maior visibilidade do negócio;
- Se destaca perante a concorrência, pois está oferecendo um serviço adicional;
- Maior possibilidade de vender produtos que estão parados no estoque;
- Permite saber exatamente quais são os produtos que tem mais saída na loja;
- Atrai maior número de possíveis clientes;
- Ajuda a divulgar o negócio, visto que os próprios clientes podem propagar a loja que disponibiliza este o cupom desconto;
- Cria uma ótima relação com clientes;
Quais são os tipos de cupom de desconto que podem ser oferecidos?
Para cada tipo de negócio,existe uma estratégia que pode ser extremamente eficiente quando colocada em prática.
Veja as principais
1- Cupom de datas de aniversário
A estratégia de oferecer cupons de desconto na data de aniversário é extremamente vantajosa, pois o cliente entenderá como um presente exclusivo.
Geralmente, assim que o mesmo ganha o cupom de desconto, o estabelecimento permite um período de aproveitamento do mesmo durante todo o mês do aniversário.
Essa é uma excelente forma de cativar e captar clientes, concedendo cupom de desconto no mês do aniversário, a chance do mesmo voltar a comprar na loja é ainda maior.
2- Cupom sazonal
Esta é uma maneira um pouco diferente de oferecer cupom de desconto, pois o foco é atrair clientes em uma certa data do ano.
Geralmente os cupons de desconto sazonal são voltados para épocas em que o negócio está em baixa temporada ou mesmo com a diminuição significativa das vendas.
É uma ótima forma de enxergar uma oportunidade e principalmente se destacar da concorrência.
3- Cupons de datas comemorativas
Independentemente do negócio, os cupons oferecidos em datas comemorativas como: natal, ano novo, páscoa ou mesmo dia dos pais são essenciais para aumentar as vendas.
Isto porque, nessas épocas há um grande número de consumidores em busca de presentes para seus entes queridos.
E as lojas e comércios que oferecem cupons de desconto estarão à frente dos demais concorrentes.
Como oferecer o cupom de desconto em lojas online?
Para oferecer o cupom de desconto no e-commerce, é necessário verificar qual será a plataforma que as vendas serão realizadas.
Definindo a plataforma o próximo passo é determinar quais serão os cupons a serem utilizados e quais serão os produtos que entrarão em desconto com este recurso.
É importante definir na página de cupom de vendas da empresa, quais são as regras que o cliente deve cumprir, o prazo, o produto em questão e especialmente como utilizá-lo.
Com essas dicas, você pode usar o cupom de desconto em seu negócio, alavancar suas vendas e ter maior fidelização de clientes.
Para ter os melhores resultados, estude o seu negócio e veja quais são os cupons coerentes com o produto e serviço ofertado.