Um dos primeiros passos para vender uma empresa com sucesso é entender qual o tipo de investidor ideal para o negócio. Quem podem ser esses potenciais investidores? Neste artigo, explicamos os principais perfis de investidores para que você acerte na busca de um comprador para o seu negócio.
Investidores estratégicos
Esse perfil de investidor costuma ser outra companhia atuante no mesmo segmento ou segmento próximo da sua. Pode ser: uma organização concorrente; uma companhia interessada em entrar em um novo segmento; estrangeiros interessados em entrar no Brasil. O investidor estratégico geralmente compra uma participação majoritária da empresa que será adquirida, em geral, 100%.
Isso significa que o vendedor receberá um bom valor, já no primeiro momento, com essa transação. Esse caminho é interessante para movimentos de “cash out” (saída de sócio). Por exemplo, fazer a venda para aposentadoria dos sócios ou usar o valor para investir em outro negócio.
Fundos de investimento
Já os fundos de investimento (private equity) normalmente compram uma parte da empresa, para então vendê-la alguns anos depois. O objetivo inicial da aquisição é aportar recursos para que o negócio possa crescer e então obter lucro com a venda posterior dessa participação.
Se você confia no potencial do seu negócio, esse pode ser o melhor perfil de investidor. Você pode não receber nada num primeiro momento e tornar-se acionista minoritário, mas sua empresa terá acesso aos recursos que precisa, inclusive intelectuais e de processos para melhorar sua gestão. No médio prazo, você poderá ser recompensado com um valor maior na transação de saída do fundo.
Sócio da empresa
Vender a sua participação na empresa para outro sócio deve ser encarado com o mesmo profissionalismo que uma venda para terceiros. Nesse caso, é recomendável contratar um especialista independente, um assessor financeiro especializado em fusões e aquisições (M&A).
Ele conduzirá o processo de forma isenta, evitando desgastes entre as partes.
O assessor em M&A analisará os motivos da venda entre sócios. Também realizará uma consultoria em avaliação de empresas. E, por ser independente, negociará e concretizará a venda por um valor justo. Além de fazer o “valuation”, ele poderá conversar com outros investidores para obter uma referência do valor da companhia de acordo com o interesse do mercado, chegando ao valor mais justo para a negociação, sem o envolvimento emocional das partes.
Venda de sociedades com ou sem assessor
A experiência mostra que uma empresa pode perder até 50% de seu valor quando é vendida de forma não profissional. O papel do assessor financeiro em M&A é auxiliar empreendedores e sócios de empresas a chegarem ao melhor negócio possível em uma transação, colocando os interesses da companhia sempre à frente.
Justamente por ser um especialista nessa área, o assessor financeiro poderá aumentar o valor de venda da empresa com sua experiência e metodologia aplicada. Ele ajudará na elaboração do planejamento estratégico (inclusive a definição do investidor ideal para a companhia), preparará o material necessário para a venda, conversará com investidores, de forma confidencial, dentro e fora do Brasil, e obterá o melhor valor de venda para sua empresa.
Com ajuda profissional, é possível passar por todo o procedimento sem grandes preocupações, maximizando o valor de venda e diminuindo riscos. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.