Hoje em dia, estamos vivendo uma época em que as pessoas crescem com um espírito empreendedor, mas a verdade é que nem sempre a vontade corresponde com o nosso bolso.
Em vista disso, diversas pessoas se perguntam se há tipos de negócios para aqueles que têm um capital inicial baixo.
Durante a pandemia, diversas pessoas enxergaram a necessidade de se reinventar e buscar novas formas de complementar renda, mantendo todas as contas em dia.
Em contrapartida, esse momento também proporcionou o crescimento de negócios que estavam começando a despontar, em especial os que atuavam em âmbito digital.
No entanto, a verdade é que há sim tipos de negócios para aqueles que querem investir, mas não tem um orçamento tão expansivo.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre alguns tipos de negócios para investir com pouco dinheiro.
5 tipos de negócios para abrir com pouco dinheiro
A verdade é que há uma série de ideias para trabalhar por conta própria, em especial se levarmos em consideração as opções digitais.
Mesmo porque, a internet proporcionou diversas possibilidades para as pessoas, uma vez que se trata de um ambiente um pouco mais democrático.
No entanto, tenha em mente que, ainda que não seja necessário investir grandes quantias de dinheiro, isso não quer dizer que não precisa de esforço e dedicação.
A verdade é que estar determinado e ter foco faz uma grande diferença para conseguir alcançar o sucesso.
Dito isso, abaixo iremos falar sobre os tipos de trabalho para abrir com pouco dinheiro.
1. Loja virtual (e-commerce)
Desde antes da pandemia, o e-commerce já estava em ascensão, mas a crise sanitária apenas potencializou o negócio.
Inclusive, de acordo com a 42° edição do Webshoppers, só no primeiro semestre de 2020 o e-commerce teve um aumento de 47%. Ou seja, a maior alta em 20 anos.
Isso só prova o quanto esse é um dos tipos de negócio para aqueles que querem empreender mas não tem tanto dinheiro.
Além de tudo isso, estamos falando de um tipo de trabalho que uma só pessoa pode fazer. Além do custo ser baixo, o ganho pode ser bem expressivo.
Fora isso, como se trata de um negócio completamente virtual, é um tanto fácil ganhar escala e crescer, mesmo que não tenha outros funcionários.
Inclusive, essa é uma excelente maneira de ganhar dinheiro enquanto dorme, haja vista que as lojas online não tem horário para fechar.
Sobre os custos, a verdade é que o seu investimento vai depender da sua estratégia. Mas, apenas o domínio do site custa cerca de R$40,00 por ano. Só com esse valor você pode abrir a sua loja.
Falando de forma mais resumida e direta, os passos que você precisa seguir para poder criar uma loja virtual, são:
- Escolha o que vender;
- Avalie formas de se diferenciar;
- Defina para quem vender e como irá alcançar seu público;
- Encontre bons fornecedores;
- Organize a logística de compra e envio de mercadorias;
- Crie um bom plano de marketing, a fim de divulgar o seu negócio;
- Personalize a sua plataforma e comece a vender.
2. Mercado de afiliados
Um dos melhores tipos de negócio que não requerem tanto investimento é o mercado de afiliados, o qual também vem ganhando certa popularidade.
Em suma, os afiliados nada mais são que pessoas que recebem por comissão, onde o intuito é fazer vendas através da promoção de produtos ou serviços em meios digitais.
Através de algumas plataformas, eles podem ajudar os produtores ou criadores a aumentar o faturamento, ganhando uma bonificação por isso.
O melhor de tudo é que, nesse caso, o investimento é zero. Afinal, é só se associar a uma das diversas plataformas de afiliados que existem, bem como:
- Monetizze;
- Hotmart;
- Lomadee;
- Kiwify;
- Eduzz etc.
Óbvio que você não deve apenas fazer o cadastro e aguardar. É necessário ter um bom sistema de divulgação dos produtos, como ter um blog, página em redes sociais, newsletter etc.
3. Produção de marmitas
Segundo os dados do Ministério da Economia, o mercado de marmitas, nos últimos cinco anos, cresceu mais de 130%.
Sendo assim, se você ou outra pessoa da sua família tem talento para cozinhar, por que não investir nesse tipo de negócio?
Não há como negar que essa é uma excelente ideia de começar um negócio e ter uma fonte de renda que seja bem promissora.
Sobre os custos iniciais, você vai precisar apenas de investir na produção do alimento e na entrega, mas que é possível cobrir através das suas vendas.
A dica é ter uma linha de marmitas vegetarianas, por exemplo, ou até algo mais voltado para o ramo fitness, já que é um excelente diferencial.
O ideal é sempre procurar formas de se destacar diante do mercado. Então, além do sabor, ofereça uma boa experiência para todos os seus clientes.
Ademais, levando em consideração a acessibilidade da internet, você pode usar as redes sociais para divulgar os seus serviços.
Outra dica é entrar em contato com funcionários de alguma empresa do seu bairro, por exemplo, e tentar negociar um valor fixo mensal para que todos eles possam ter marmitas no horário de almoço.
4. Produtos para pets
Um estudo feito pelo Instituto Pet Brasil mostrou que o setor de pets cresceu cerca de 37% em faturamento em 2021.
Ou seja, chegou a alcançar a marca de R$51,7 bilhões, um número realmente bem alto. Em vista disso, esse também é um dos tipos de trabalho para investir, mesmo tendo pouco.
E isso acontece porque você pode começar a fazer roupas ou acessórios para pets, os quais têm um baixo custo de produção.
Mas, considerando a adesão do público, com certeza isso vai lhe trazer um grande retorno financeiro. Outra dica é fazer rações nutritivas para animais em dieta.
Trata-se de uma demanda bem grande que ainda existe no mercado, sendo uma excelente forma de trazer lucros e se destacar da concorrência.
5. Modelo de assinatura
O modelo de assinatura também vem se destacando bastante, haja vista que traz grandes lucros. Em suma, baseia-se no pagamento recorrente em troca de um serviço ou produto.
Inclusive, essa é até uma forma de ter uma certa previsão do valor que irá receber ao mês, já que há uma recorrência de pagamento.