A ejaculação precoce acaba com o sono de todo homem que sofre com esse problema. Mas afinal, o que é ejaculação precoce e como cuidar do distúrbio?
Basicamente, ela ocorre quando o homem não consegue manter o controle sobre a ejaculação. Ela acaba ocorrendo de forma rápida e involuntária.
Outros estudiosos preferem classificar a ejaculação precoce de outra forma: a ejaculação que ocorre em menos de dois minutos após a penetração, ou então quando ela acontece com menos de 10 impulsos que o homem exerce sobre a mulher durante o ato sexual.
E existe tratamento para ejaculação precoce?
Claro que existe, mas o médico precisa fazer uma análise criteriosa.
Afinal, esse problema pode ser derivado de múltiplos fatores:
- Baixa autoestima;
- Má alimentação;
- Sedentarismo;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Estresse;
- Cansaço físico;
Especialmente a ansiedade. E sem perceber, o homem acaba criando uma bola de neve com esse problema.
Isso acontece porque ele tenta de forma desesperada cumprir o seu papel de forma satisfatória para a sua parceira, e a pressão psicológica que ele acaba exercendo sobre si mesmo só piora a situação.
Além disso, as mulheres geralmente levam muito mais tempo para atingir o orgasmo. Em média, um homem com ejaculação precoce não consegue satisfazer a parceira em pelo menos metade das vezes em que realiza o ato sexual com ela.
Ejaculação precoce: possíveis causas para o distúrbio
Como dito anteriormente, o principal motivo que leva um homem a desenvolver a ejaculação precoce é a ansiedade.
Quanto mais ejaculações precoces um homem têm, mais ansioso ele fica, e mais agrava o problema. Sem perceber, ele mesmo acaba sendo o principal causador do distúrbio.
E em casos mais graves, o homem não sofre apenas com esse problema, mas também com a impotência sexual.
Homens que levam uma rotina muito agitada e estressada, especialmente no trabalho, são muito mais propensos a desenvolverem o problema.
Alguns fatores neurológicos e biológicos também podem ser responsáveis por esse problema.
A genética possui um ramo de estudo denominado epigenética, que estuda as alterações feitas nas cadeias de DNA sem que necessariamente haja alteração nas bases nitrogenadas (as letrinhas que aprendemos na escola, A, T, C e G).
O que a epigenética considera é que fatores externos podem ser transmitidos de pais para filhos através de metilações no DNA.
Alguns estudos foram feitos com mulheres grávidas que sobreviveram ao 11 de setembro, e foi constatado que os filhos dessas mulheres nasceram com um índice muito maior de estresse.
Embora não seja o fator principal que desencadeie o distúrbio, é importante considerar a genética como fator de causa também.
Muitos homens sentem vergonha na hora de falar sobre esse assunto, embora esse problema seja mais comum do que se imagina.
Um conjunto de tratamentos pode reverter totalmente essa condição. Falaremos mais sobre isso adiante!
Ejaculação precoce: tratamentos
Se você notar qualquer um dos sintomas acima, é hora de procurar ajuda médica. Não se sinta envergonhado, porque esse problema é bem mais comum do que você imagina.
Caso a ejaculação precoce tenha acontecido uma vez ou outra, você não precisa de tratamento médico. Mas se for recorrente, é importante marcar uma consulta.
Até porque o tratamento é simples. Você pode passar por um clínico geral ou marcar uma consulta diretamente com um urologista.
O tratamento para ejaculação precoce pode ser feito através de psicoterapia, medicamentos ou práticas saudáveis para o corpo, como yoga e meditação, uma vez que elas diminuem a ansiedade.
Dependendo do caso, o tratamento pode ser feito das três maneiras, o que garantirá maior eficiência no resultado.
Esteja preparado na hora da consulta para fornecer todos os dados necessários ao médico:
- Conte todos os sintomas que você está sentindo e há quanto tempo eles estão se manifestando no seu corpo;
- De preferência, leve um histórico com outros possíveis problemas de saúde que você tem ou já teve, bem como fármacos que você utiliza;
- Aproveite também para contar detalhadamente para o médico como é a sua rotina, se você é uma pessoa muito ansiosa, estressada, se é sedentária ou não, se come bem ou não. Todos esses fatores podem influenciar no diagnóstico final do médico.
Provavelmente, seu médico fará muitas perguntas:
- Você tem ejaculação precoce com muita frequência?
- Quando isso aconteceu pela primeira vez?
- Você tem uma relação feliz com a sua parceira?
- Quais medicamentos você usa com frequência?
- Usa substâncias ilícitas?
- Pratica atividades físicas?
- Como é a sua alimentação?
- Você consegue dormir bem todas as noites?
- Qual a frequência em que você e sua parceira têm relações sexuais?
- Você sofre muito com esse problema? Se sente muito incomodado?
- A sua parceira fica muito incomodada com esse problema?
Tratamento para ejaculação precoce: soluções sem medicamentos
Se você não quer utilizar remédios para tratar a ejaculação precoce, existem outras maneiras para que você trate este problema.
Abaixo, citaremos algumas delas para você. Acompanhe!
Terapia Sexual
A terapia sexual não tem nada a ver com o tratamento direto com um psicólogo. Na verdade, consiste no homem praticar a masturbação algum tempo antes de ter uma relação sexual – algo em torno de uma a duas horas.
Assim, quando tiver uma relação sexual propriamente dita, a ereção poderá ser retardada e prolongada.
Outra maneira de evitar esse problema é não penetrar na mulher durante algum tempo. Nesse sentido, o homem pode começar a explorar o próprio corpo, a fim de descobrir novas fontes de prazer que não envolvem necessariamente a penetração.
Apertando A Região
Essa técnica consiste em apertar a região da glande por algum tempo, até que o homem entenda que está prestes a ejacular.
Isso deve ser feito na região da glande porque é onde se encontra a maior quantidade de terminações nervosas – e por isso, é onde o homem sente mais prazer.
Quando ele sentir que está prestes a ejacular, deve soltar a região e repetir novamente depois de um minuto.
Essa técnica é interessante, porque ajuda a manter o controle do homem. Quando ele quiser de fato ejacular, deve manter a região pressionada até que atinja o ápice.
Consulte um especialista!
Embora todas as dicas acima sejam eficientes para tratar o problema, o homem que sofre com isso precisa encontrar a causa da ejaculação precoce. E para isso, nada melhor do que contar com o apoio de um especialista na área.
Você sabia que graças aos avanços da tecnologia, é possível fazer uma consulta com um urologista à distância, por meio da telemedicina? Você nem precisará sair de casa!
Acesse aqui para descobrir como se consultar com um urologista à distância!